16 de outubro de 2009

Bem-vindo ao mundo lúdico (e literário) de 'Chiquinho'






O mundo lúdico literário ganhou mais integrantes no dia 15 de outubro. A autora Marivete Souta lançou esta semana, no SESC Ponta Grossa, uma coletânea composta por quatro livros turma de “Chiquinho D’Alembebe e a Fada dos Dentes”. Os livros, voltados ao público infantil (crianças da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental), foram ilustrados por Rossana Barbisan Zinser, e viabilizado através da Lei Rouanet, de incentivo (por dedução fiscal) à Cultura.


A coleção é formada pelos livros “Chiquinho, um brasileirinho”, “O Saci” e “Chiquinho e o Cometa”. Junto com a coletânea está o livro “Fada dos Dentes”, com 35 poesias abordando diversas temáticas que envolvem o mundo infantil. Os livros serão distribuídos para todas as escolas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa (PR) e também estão programadas apresentações de teatro de fantoches de Chiquinho D’Alembebe e a Fada dos Dentes nas escolas.

As poesias do livro “Fada dos Dentes” são simplórias, com rimas pobres e de fácil memorização, mas como é voltado ao público infantil desempenha bem sua função. Os temas das poesias sempre contêm (lições) morais com o intuito de educar os pequenos leitores. A parceria de Marivete com as ilustrações de Rossana ressalta o foco nas crianças de educação infantil. Todas as gravuras apresentam somente os traçados, não estão coloridos, permitindo que a criança pinte, explorando a imaginação, os personagens e situações presentes nos poemas.



A iniciativa da autora traz o hábito da leitura para o cotidiano das crianças, formando futuros leitores, que terão mais chance de expandir sua visão de mundo. Afinal, como dizia Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros".

Claudia Alenkire

Serviço:

Souta, Marivete. Série Chiquinho D'Alembebe. Ilustração de Rossana Maria Barbisan Zinser. Ponta Grossa, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário