26 de setembro de 2009

Um programa jovem (até demais!)



O ‘Plug’ é um programa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) voltado ao público jovem, apresentado por Tatielly Vaz, Janine Furtado e Sergio Tavares Filho, que vai ao todo sábado, às 11:35 horas, no Canal 7, da TV aberta no Estado do Paraná. Os assuntos variam entre comportamento, moda, trabalho, esportes radicais. Porém, acabam sendo repetitivos, com os clássicos "como não ficar estressado com o vestibular", ou "como escolher sua profissão", que volta e meia estão em pauta.


As matérias sobre namoro acrescentam pouco ao telespectador. O melhor desempenho do programa é quando o assunto é música. A apresentação de bandas paranaenses é um bom exemplo de divulgação da produção musical da região. No entanto, mesmo com alguns bons temas, a superficialidade ainda impera.

Outro problema visível é a utilização do "vocabulário adolescente". Gírias como "balada" e "galera" soam forçadas quando ditas pelos repórteres. O fato de ser voltado a um público juvenil não impõe necessidade de uma linguagem tão despreocupada. Além disso, os jovens entrevistados são geralmente de classe média, o que dificulta uma abordagem mais plural dos problemas que o Plug julga ocupar a cabeça do público alvo.


Apesar de ser um dos poucos voltados ao jovem, o programa falha ao utilizar de preocupações estereotipadas dos adolescentes. Poderiam ser acrescentados assuntos que promovam debate, além de abordar diferentes temas. Por exemplo, ao invés de falar sobre como ficar calmo durante o vestibular, o Plug poderia trazer a dificuldade de se adaptar à nova rotina de universitário. Talvez o jovem de hoje esteja mais interessado em saber como organizar os horários e não se sobrecarregar na faculdade do que dicas de como convencer os pais a deixá-lo dormir na casa do namorado(a).

Giseli Barão

Serviço:

Plug- RPC: canal 7

Sábados às 11h35min

blog: http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/plug/blog/

site:http://portal.rpc.com.br/tv/paranaense/plug.phtml

5 comentários: