5 de setembro de 2009

Alemães brasileiros

O Brasil é um país formado por diversas etnias: portugueses, eslavos, italianos, hispânicos, dentre outros povos, que formaram uma terra rica em diversidades culturais. Ter conhecimento sobre nosso passado é fundamental para dar valor e honrar aqueles que são responsáveis pelo que somos hoje.

O livro “Os alemães do Paraná” retrata a história da imigração germânica ao estado do Paraná. São fotos, textos, ilustrações e centenas de informações em anexo que registram a passagem das famílias no estado.
Escrito originalmente pelo Pastor Wilhelm Fugmann, o livro resgata e registra a memória de um povo, além de somar com a memória histórica da população. São poucas as publicações que contam as relações estabelecidas pelos imigrantes em uma única região. Este livro apresenta detalhes minuciosos sobre a vida dos alemães.

As memórias que estavam perdidas com os imigrantes mais antigos são resgatas pelo autor. Muitas famílias que descendem dos alemães podem compreender melhor sua genealogia. Mas o livro também não interessa apenas aos descentes, e sim a todos os moradores da região que podem compreender melhor as famílias tradicionais.
Registrar as memórias de um povo é extrema importância, não apenas para a curiosidade de seus descendentes. “Os alemães do Paraná” é um livro-documento que marca o centenário da presença dos germânicos na região dos Campos Gerais.

Serviço:
FUGMANN, Wilhelm. Os alemães do Paraná; traduzido por Francisco L. Paulo Lange. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2008.

Maria Fernanda Lievore

Nenhum comentário:

Postar um comentário