29 de agosto de 2009

O despercebido divulgador do Estado

O Notícias do Paraná, jornal tablóide informativo das ações do Governo do Estado do Paraná, na edição de maio/2009, chega às casas na última semana de julho. Um tempo longo entre “ação” e “edição”, ainda mais se for considerado que o jornal é pequeno e não passa de uma infinidade de primeiras páginas.


Uma manchete, uma foto “estourada” e alguns textos curtos compõem cada uma das 20 páginas do mini-jornal. O texto é elaborado em cima das informações cedidas pelas assessorias de comunicação das secretarias do Estado e das empresas públicas. Ou seja, o informativo assume o papel de voz oficial das secretarias, e, é claro, só vai falar sobre crescimento e geração de empregos. Seria interessante enriquecer o texto, pois somente informações jogadas em dois parágrafos curtos não explicam direito as ações do Governo e, assim, perdem a essência do informativo.


Não se pode reclamar da ostentação do trabalho do Governo, uma vez que o Notícias do Paraná serve para isso mesmo – como é escrito na apresentação, é um “jornal público de divulgação das ações do Governo do Estado”. Porém, dar uma cara mais apresentável para o mesmo, incrementar a diagramação e investir em textos melhores seria um ato de inteligência e boa estratégia para chamar atenção do público, já que vários exemplares podem ser encontrados, ainda embalados, nos lixos dos prédios.

Serviço: Notícias do Paraná
O informativo é entregue de porta em porta.
Secretário de Comunicação Social: Benedito Pires.
Coordenadora: Teresa Martins.
Assistente de Edição: Rodrigo Bortoti.
Tiragem: 1.250.000 exemplares.
E-mails e sugestões podem ser enviados para noticiasdoparana@secs.pr.gov.br

Tuanny Honesko

Nenhum comentário:

Postar um comentário