4 de julho de 2009

Museu Época guarda pedaços da história

O "Museu Época" apresenta-se como uma alternativa para fazer uma viagem pela história, não apenas da cidade de Ponta Grossa (onde está localizado), mas de várias partes do Brasil. Consiste num espaço onde a mistura e a diversidade das peças em exposição guardam as respectivas formas e apresentações de suas devidas épocas.



Tudo dá a sensação de retorno ao passado, até mesmo o prédio que abriga o museu atualmente, pois foi construído por volta de 1880 e apresenta estilo arquitetônico “Art Noveau”. O museu está situado no centro da cidade, perto da catedral Sant’Ana, na rua Roosevelt, nº 56.

A miscelânea de artigos expostos pode causar confusão no visitante pela falta de conectividade entre os temas, como animais empalhados próximos a câmeras fotográficas e peças sacras. Entretanto, a raridade dos artefatos compensa a ligeira desorganização e a breve camada de poeira que, aos poucos, recobre o ambiente.



O acervo do museu apresenta algumas curiosidades, com destaque para a coleção de moedas antigas, sendo duas de ouro, datadas de 1720. No "Época" também se encontram espadas, armas, máquinas de escrever e uma cozinha em estilo colonial, com direito a pilão, lamparina e caldeirões. Há também a exposição de uniformes e apetrechos usados por soldados na 2ª Guerra Mundial. E para quem acha que museu é só lugar de velharia entulhada, vai se surpreender ao encontrar no quintal do "Época" um parquinho para crianças e alguns animais soltos, como galinhas e patos. Vale uma visita!

Gisele Manjurma


Serviço:

Localizado atrás da Catedral Sant’Ana, na Praça Roosevelt, 56.
Fone:(0xx42)223-1877
Horário de Atendimento:Segunda à sábado, das 08:00 às 18:00.
A entrada é franca.

Fotos: Gisele Manjurma

2 comentários:

  1. Que fotos boas, vê-se que nasceu para a arte da fotografia.Parabéns (Y)!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem lá aqueles bichos gritões que berram feito doidos toda manhã? Ô lugarzinho ruim de morar pra quem gosta de dormir. Bichões gritões pela manhã e sirene dos bombeiros apavorando a qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir