5 de junho de 2009

O (mesmo) jornalismo em dois diferentes campos



A leitura do jornal online se tornou um hábito e, por vezes, um vício. Matérias condensadas e chamadas rápidas atraem o leitor pela sensação de informação instantânea dada com facilidade. No entanto, alguns fatores ainda levam leitores a adquirir o jornal impresso como o pão diário.


O JMNews, edição online do Jornal da Manhã, editado em Ponta Grossa/PR, traz matérias mais superficiais e breves que a versão impressa do mesmo jornal. A página apresenta poluição visual devido ao excesso de notas informativas. Porém, uma das vantagens da versão online é a programação de alguns eventos culturais da cidade. O roteiro de exibições de filmes do projeto Cinearte, onde o jornal apresenta a sinopse dos filmes e a temática do mês, é um exemplo disso.

O JMNews se torna atrativo pelo caráter de proximidade com o leitor. Porém, as fotos do jornal impresso são atrativas que as disponibilizadas na internet, talvez pela estratégia de venda do impresso.

Outro jornal dos Campos Gerais, o Diário dos Campos, também agrega características semelhantes ao JM, devido ao valor da notícia ser parecido entre os periódicos da região. Entretanto, no site do DC pode-se encontrar a instantaneidade intrínseca dos meios virtuais. Notícias de última hora são postadas durante o dia todo.


A diagramação (layout) do DC é um pouco pesada, porém, é fácil e prático encontrar o que se deseja em apenas um ‘click’. A mídia impressa briga por espaço com a internet, mas ambas possuem seu público e seus adeptos. O jornal impresso tem agora a oportunidade de se aprofundar, já que a internet veicula os assuntos de um modo mais superficial, ao menos na maioria dos casos.

Giabrielle Amaral

Serviço:

Jornal da Manhã: www.jmnews.com.br

Diário dos Campos: www.dcmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário