21 de junho de 2009

Nunca é tarde





O livro “Ao Despertar”, de Jaira Boruck Nunes, é uma história de perseverança e realização de sonho. Obrigada a trabalhar para sustentar a família, a poetisa deixou de lado seu grande amor: a arte. Desde criança se interessava por canto e poesia, mas somente quando entrou na Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) descobriu que podia rimar as palavras.


Não se pode comparar a qualidade técnica do poema com um Fernando Pessoa, uma Adélia Prado, afinal, algumas rimas deixam a desejar. É compreensível, porém, a dificuldade de Jaira, já que seu contato aprofundado com poesia deu-se na terceira idade. Na prática, ela é uma iniciante. O que é louvável no trabalho da poetisa pontagrossense é a paixão e a história por trás dos poemas.
A capa do livro é, também, um trabalho regional. Trata-se de uma obra de Marcelo Schimaneski, natural de Ponta Grossa, que “emprestou” sua visão do meio rural dos Campos Gerais para a conterrânea, Jaira.

Destaque para para o poema “Arte e Vida”, que é um retrato das experiências, da luta e da realização de Jaira como artista. Nele, ela expressa sua paixão pela arte, as obrigações da vida que a distaciaram dessa paixão, a redescoberta do estudo e a cura dos problemas da idade avançada por meio da arte. Segundo o poema, a arte é um remédio, “o próprio ar” que Jaira respira.

Yana Fortuna

Serviço:
Título: Ao Despertar
Autora: Jaira Boruk Nunes
Editora independente.
Contato com a autora: (42) 32236854
Avenida Ana Rita - 547 - Apto 21A, Uvaranas, Ponta Grossa, Paraná - CEP: 84026-000
Créditos das Fotos: O quadro é obra de Marcelo Schimaneski (é a capa do livro) e a foto é de Weslley Dalcol.

Um comentário:

  1. Dica: mesmo com poucas opções fotos, acho melhor pegar uma piorzinha do q outra com a entrevistada de olhos fechados.

    Apenas uma opinião.

    ResponderExcluir