19 de junho de 2009

Irreverência ou estratégia de mercado?


Ao abrir o mais novo jornal de Ponta Grossa, O Portal, nota-se inovações na aparência, uma diferente e incrementada diagramação, mas quanto ao serviço de informação de qualidade, esse parece, ainda, incipiente.

Uma das páginas do jornal é pautada com figuras dos representantes da política local, espaço que poderia ser reverenciado com outros temas. A coluna social é bem vasta, colorida, com fotos estourando. Aliás, as fotos, além de grandes, ocupam boa parte das 32 páginas do impresso de duas semanas de vida.

Um aspecto relevante de O Portal é a editoria de cultura que, na edição do último domingo, 14, possui cores e diagramação atrativas. Assuntos de eventos locais, como a apresentação do Quinteto Villa Lobos no 1º Festival de Música de Ponta Grossa, perfil da semana e um espaço para uma agenda cultural, chamado “Programe-se” fazem parte dessa editoria. Um ponto que tem que ser valorizado em outros jornais.

Há uma supresa na página dois: geralmente é espaço de opinião, mas em O Portal há um horóscopo ocupando o lugar de um suposto editorial ou artigo. A opinião fica para página 3.

O jornal surge com uma proposta diferenciada dos diários locais, pelo menos no que se relaciona a aparência. Porém, não tem tido uma tiragem significativa. Em algumas bancas o periódico foi devolvido por não ter ‘saída’. Qual seria o motivo? Talvez o preço salgado em relação a outros impressos de diferentes abrangências (três reais, em média, dão para comprar dois jornais da cidade).

Isadora Camargo

Serviço:

O Portal circula todo domingo nos Campos Gerais

Diretor de redação: Adail Inglês

www.jornaloportal.com.br

Um comentário:

  1. Isadora, aos domingos os dois jornais locais diários também custam 3 reais.

    ResponderExcluir