19 de junho de 2009

Curso ‘livre’ de teatro



A partir do mês de agosto deste ano ocorre o primeiro Curso Livre em Teatro na UEPG, um projeto de extensão em artes cênicas oferecido pelo Núcleo de Estudos em Teatro da Universidade (NET/UEPG). O projeto tem como público alvo a população de Ponta Grossa e região. Após a inscrição, os participantes passarão por um processo de seleção, pois há um limite de 30 vagas. O processo seletivo tem como critério o currículo e uma entrevista que questiona o porquê da intenção de fazer o curso.


Apesar de ter seis patrocinadores – sendo eles a Caixa Econômica Federal, o Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, o Governo do Paraná, a Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) – é cobrada o valor de R$ 1000,00 em dez parcelas por cada participante.

O curso é tido como um projeto de extensão. No entanto, a UEPG não oferece o curso superior em Artes Cênicas, e, por ter uma grande carga horária (960 horas/aula em nove meses), não torna possível participar do projeto de extensão e de qualquer outro curso superior ao mesmo tempo.

O valor é outro fator que torna o curso pouco acessível. É caro mesmo tendo entre seus patrocinadores dois grandes nomes como a Caixa e o Governo Federal. É, também, questionável que um projeto com este preço seja oferecido por uma instituição de ensino superior pública e gratuita.


Milena Rezende


Serviço:

As inscrições, que são gratuitas e vão até 26 de junho, acontecem na sede da Proex (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais) da UEPG que fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 129 – próximo à Catedral de Sant’Ana, ou pelo site www.uepg.br/proex/net. Após o processo de seleção, os participantes escolhidos deverão pagar a taxa de R$100 de matricula. A atividade é dividida em três semestres sendo que o primeiro começa no dia 3 de agosto deste ano e vai até 21 de outubro. Em 2010, o projeto tem início no dia 1º de março e termina em 29 de maio. O terceiro e último semestre vai de 7 de junho a 28 de agosto de 2010.

Mais informações nos telefones: (42) 3225-8422 / 3222-9652 / ou 3223-4377 – Ramal 24, em expediente normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário