19 de junho de 2009

Beleza funerária no centro Ponta Grossa



Uma alternativa de passeio para quem deseja espairecer, mas não tem muito tempo ou recursos para fugir da rotina – pois a maioria dos pontos turísticos convencionais são distantes da cidade – é o Cemitério São José, no centro de Ponta Grossa.

O Cemitério, que ocupa uma quadra toda da avenida Balduíno Taques, abriga uma grande diversidade arquitetônica de jazigos, mausoléus, túmulos, lápides e estatuetas sacras. Essa diversidade faz do lugar uma verdadeira exposição artística em pleno centro da cidade. A arquitetura varia do estilo helenista - como pode ser visto no mausoléu maçônico - e gótico, até as tumbas modernas.

Além disso, em razão da sua antiguidade, o Cemitério São José é um museu histórico. Há sepulturas datadas do século XIX. As mais antigas são de 1890, de Corina Portugal e da família Ribas.

Contudo, infelizmente alguns túmulos estão defasados, não pela antiguidade, mas por algum motivo desconhecido que leva indivíduos a roubarem suas peças. Faltam placas e crucifixos em algumas sepulturas.

Durante a história da humanidade, diversos artistas, inclusive os mais renomados (à guisa de exemplo: Van Gogh, Goethe, Chopin), tiveram como matéria-prima para suas obras o sofrimento. É essa mesma fonte de inspiração que motiva a arte funerária. Ao passear pelo Cemitério São José, percebemos esse potencial artístico da dor.

O cemitério é um bom lugar para quem quer fugir da vida cotidiana.


Stiven de Souza

Serviço:

Cemitério São José

Rua Balduíno Taques, Ponta Grossa – Centro

Horários: das 8 às 18

Um comentário:

  1. Muito bom esse olhar para aquilo que poucas pessoas dão valor turístico e, porquê não, cultural.

    ResponderExcluir