23 de maio de 2009

Um pouco da Holanda na história de Castro


Chamada de ‘Cidade Mãe’ do Paraná, Castro é fortemente marcada por sua história. Os primeiros imigrantes holandeses chegaram ao município em 1911 e impulsionaram a comercialização dos produtos de origem animal e vegetal na Região dos Campos Gerais (do Paraná). Mais tarde, nos anos 1950, os imigrantes fundaram a colônia Castrolanda, localizada seis quilômetros da cidade de Castro.



Hoje, Castrolanda é conhecida por ser uma das maiores bacias leiteiras do Estado e por abrigar o maior moinho da América Latina. Construído em homenagem ao 50º aniversário da imigração holandesa em Castro, o moinho foi inaugurado em 2001 e inspirado em um dos maiores da Holanda, o Woldzigt.

O Memorial de Imigração Holandesa tem o moinho "De Immigrant" (‘O Imigrante’) de 37 metros de altura até a ponta da asa em posição vertical e 26 metros de envergadura. Durante a visita ao local, é possível acompanhar o funcionamento na moagem dos cereais de forma artesanal. Um pequeno museu no interior do moinho exibe roupas tradicionais holandesas, maquetes de casas típicas e fotos do início da colônia, assim como documentos históricos que contam a formação da colônia.



Além da grande estrutura do moinho, a construção possui outros atrativos. Na parte inferior do memorial são vendidos artesanatos típicos, produzidos pelos próprios moradores de Castrolanda. E também, a estrutura abriga um agradável café e um salão de festas. O acesso ao cotidiano e história da colonização holandesa no Sul do Brasil pode feito em visita ao município de Castro, localizado nos Campos Gerais do Paraná.


Mari Lopes


Serviços:

Local: Memorial da Imigração Holandesa
Horário de Visitação: Sexta a Domingo e Feriados 14h às 18h
Agendamento de visitas com o moleiro Rafael: (42) 9106-7079

O Café Bar "Café de Molen": sextas, sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas e sextas, sábados e véspera de feriados das 19h às 0h.

Um comentário: