15 de maio de 2009

Um espaço que preza pelos leitores


O Espaço do Leitor. Esta é uma das seções que ocupa a página A4 do jornal 'Diário dos Campos'. Um exemplo de que fazer jornalismo é, antes de tudo, promover o debate. Escrevem, na seção, consultores ambientais, técnicos esportivos, professores, donas de casa, comerciantes ou estudantes, que debatem sobre os assuntos abordados no jornal. Em alguns casos, os leitores criticam o próprio diário, mas sempre apresentam outras leituras dos fatos que já foram apresentados no impresso.



Se você passar o olho pelos comentários, logo pode perceber que não se trata dos mesmos leitores que opinam sobre os mesmos assuntos. São diferentes leitores que, em geral, opinam sobre os mesmos assuntos, abordando temas que andam pelas periferias dos debates principais mas que nem por isso deixam de ser relevantes.

As cartas discutem os problemas da nova rodoviária, do projeto aterro sanitário, trazem à tona a falta de pavimentação das ruas (que, em muitos casos, passa “despercebido” ao lado do poder público) e o esquecimento de alguns bairros. Mas, às vezes, alguns comentários apenas expõe preocupações sociais como, por exemplo, o risco de crianças pedirem esmola entre os carros de um semáforo.



As indagações, os apontamentos e as sugestões colocam o leitor em outro patamar: deixa ser um simples receptor (passivo) e passa a expor, pela publicação no DC, o que pensa de uma determinada matéria. Ao escrever, o leitor coloca-se,assim, como um produtor de conhecimento.


Daniel Petroski


Serviço:

Jornal Diário dos Campos- R$: 1,75

Versão Online- www.diariodoscampos.com.br

Telefone: (42) 3220-7744

Fundador: Jacob Holzman

Proprietário: Wilson de Souza

Chefe de Redação: Neomil Macedo

E-mail Espaço do Leitor: editor@diariodoscampos.com.br

Foto: Daniel Petroski

Um comentário:

  1. "Se você passar o olho pelos comentários, logo pode perceber que não se trata dos mesmos leitores que opinam sobre os mesmos assuntos. São diferentes leitores que, em geral, opinam sobre os mesmos assuntos, abordando temas que andam pelas periferias dos debates principais mas que nem por isso deixam de ser relevantes".

    A frase poderia ser escrita de outra forma. Está confusa, precisei ler umas três vezes pra compreender e ainda assim está estranha.

    O resto do texto é simplesmente descrição, e nada de crítica.

    ResponderExcluir