15 de maio de 2009

Distante do público





O Teatro Municipal Álvaro Augusto Cunha Rocha, mais conhecido como Cine-Teatro Pax, é hoje a casa de espetáculos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fundado na década de 1960, por Frei Elias Zulian, o Cine-Teatro Pax é o maior teatro da cidade e o primeiro a ter estilo modernista em Ponta Grossa.

Com a diminuição da frequência aos cinemas, associado ao advento da televisão, o Pax, que inicialmente pertencia à comunidade franciscana, registra queda de público em seus espetáculos. O prédio, então, é vendido à Prefeitura de Ponta Grossa e o Cine Pax se torna o Teatro Municipal da cidade. Porém, após a restauração do Cine-Teatro Ópera, o Pax fica abandonado pela administração municipal.



Em 2006, a UEPG negocia com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa a doação do Cine-Teatro Pax. A doação para a entidade acontece, assim, em 14 de agosto de 2006. No mesmo ano, o Pax passa por reformas e é entregue à comunidade universitária em março de 2008.

O Cine-Teatro Pax possui um auditório com 800 lugares. Após a revitalização, o teatro passa a contar com nova iluminação, reforma nos assentos, banheiros, palco, troca de pisos e revestimentos.

Porém, um fator que dificulta a participação da comunidade universitária ao teatro é a distância. Localizado no bairro de Oficinas, o Pax fica distante dos campi da UEPG (Central e Uvaranas). Os acadêmicos, que geralmente se concentram nos arredores da universidade, muitas vezes não têm locomoção própria para chegar ao Cine. Os alunos dependem assim de meios pagos para ir ao Pax, o que para alguns, é incomodo.



O Cine Pax abriga hoje eventos acadêmicos oficiais e solenidades, como atos de colação de grau, palestras, seminários e congressos. Além de eventos culturais da cidade como o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o “Auto de Natal”.


Carla Yarin


Serviço:
Cine-Teatro Pax
Rua Dr. Antônio Russo, 28 - Oficinas
CEP: 84045-020 Ponta Grossa - PR
Telefone: (042) 3223-4377/3229-1906
Responsável: PROEX/UEPG


Um comentário:

  1. O Pax tá bonito. Mas não estupendo, como poderia ser. A localização dele é péssima, como foi comentado.

    E não se divulga o que ocorre por lá (se é que ocorre). Esta última semana teve o encerramento de um evento do curso de Enfermagem lá.... e o público (minguado) era essencialmente dentro dessa área.

    Falta colocar do Pax dentro de um circuito cultural mais abrangente, que não ficasse restrito a panelinhas, grupos ou tribos.

    Opa.... Circuito cultural em Ponta Grossa? Esqueçam o que eu falei.

    ResponderExcluir