8 de maio de 2009

De ambiental não tem nada


O ‘Parque Ambiental’ de Ponta Grossa é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Inaugurado em 1997, no governo do prefeito Jocelito Canto, é formado por quatro praças: Praça da Terra, da Água, do Ar e do Fogo.

Apesar de dar lugar a eventos culturais e artísticos, a estrutura do parque não condiz com o nome que lhe é atribuído. De ambiental mesmo tem pouco. Algumas árvores e pequenos pedaços de gramado são o único verde que se encontra por lá.



O local dispõe de tendas para atividades culturais, parquinho para crianças, parque de diversões, quadra esportiva, pista de skate e equipamentos para prática de exercícios físicos.

Periodicamente acontecem feiras artesanais e culturais, como também festivais, como a Festa da Uva (Fesuva), a Feira do Livro (quando existia, entre 2002 e 2004) e apresentações do Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata). O parque, muito conhecido pelos moradores, não conta com indicação da localização em diversos pontos da cidade, o que dificulta o acesso de visitantes ao local.



O espaço é conhecido pelos pontagrossenses como “Parque Cimental”, pois existe um espaço onde a intenção era criar um lago artificial, mas atualmente este se encontra sem água. Em 2006, o parque foi arborizado, mas ainda há uma grande área construída sem aproveitamento para justificar o nome de ‘Parque Ambiental’.


Giabrielle Amaral



Serviço:

Localização: Av. Vicente Machado, em frente ao Terminal Central

Próximo ao Shopping Palladium

Até o dia 09 de maio acontece a feira de artesanatos, a partir do meio dia.

Crédito das fotos: Beatriz Bidarra

2 comentários: