8 de maio de 2009

‘Nova Pauta’ jornalística em Ponta Grossa


O ‘Nova Pauta’ é o jornal laboratório bimestral dos alunos do 2º e 3º anos do curso de Comunicação Social - Jornalismo das Faculdades Santa Amélia (Secal). O periódico é bimestral e cobre tanto assuntos da Faculdade quanto da cidade de Ponta Grossa, cidade onde o Curso funciona.



A diagramação cuidadosa é um ponto positivo da publicação. Fotos sobrepostas e os cabeçalhos das páginas com micronotas dão um aspecto leve ao jornal. O formato tablóide é inovador, mas pode ser um problema, já que o espaço é limitado para as reportagens. As páginas do meio (4 e 5), destinadas a uma reportagem especial sobre o time de futebol Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa, trazem um bom texto e diagramação caprichada, com boxes e dados cronológicos sobre a equipe.

Uma das chamadas de capa possui um poético, o que não condiz com o restante da publicação. Alguns erros gramaticais podem ser encontrados no jornal, inclusive na capa. Outra falha notada é o primeiro parágrafo da matéria da página 8 (impresso em cores), “a arte e o simbolismo das pêssankas”, que é confuso, com vírgulas mal colocadas e erros de concordância.



Por ser a primeira publicação de 2009, o ‘Nova Pauta’ pode ter sido prejudicado pela inexperiência dos jovens jornalistas que fizeram as reportagens. Os alunos devem aprender com tais erros para as próximas edições, pois essa é a função de um jornal laboratório.


José Renan Vallim



Serviço:

‘Nova Pauta’ – Jornal laboratório dos alunos do 2º e 3º anos do curso de Comunicação Social das Faculdades Santa Amélia (Secal) – Ano 8 – 1º bimestre de 2009

Professores responsáveis: Marília Woiciechowiski, Elaine Javorski e Ligiane Malfatti

Distribuição gratuita

Fotos: José Renan Vallim

2 comentários:

  1. gostei! nem sabia que o secal tinha jornal.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do 'aspecto leve', comentado no texto.

    Uma boa foto pode chamar mais atenção a uma matéria do que seu próprio título... Parece que essas conseguiram. Aliás, não é nem pela foto em si, mas por sua disposição na folha.

    Fiquei com vontade de ler. =P

    ResponderExcluir