3 de abril de 2009

Um paraíso para poucos



Todo mundo sabe que os Campos Gerais são privilegiados pela sua geografia peculiar. Dona de arenitos, crateras e cachoeiras conhecidas em todo o país. Embora alguns desses pontos turísticos sejam muito bem cuidados, outros parecem ter caído no esquecimento. É o caso das Furnas Gêmeas – imensas crateras com uma vasta vegetação no seu interior.


Talvez a parte mais difícil que envolve as Furnas, seja encontrá-las. Se você não for com um guia ou alguém que conheça o lugar, esqueça. Não existe nenhuma sinalização sobre a entrada ou o caminho a ser tomado. Somente quem conhece o lugar sabe qual é a trilha que deve ser tomada.

Outro problema é que o local não oferece uma infra-estrutura mínima aos turistas. Não tem banheiros, mesas ou mesmo lixeira. Assim, é possível encontrar lixo em toda a trilha que leva as furnas. Não existe segurança também. É necessário muito cuidado para não cair dentro de alguma cratera ou até mesmo para não ser assaltado.


O visitante pode descer a pé dentro de uma das furnas (na outra só através de rapel) e se aventurar no seu clima úmido e vegetação farta. A dica fica para os aventureiros que podem escalar por uma abertura no paredão de rocha, porém é recomendável o acompanhamento de um guia ou de alguém que conheça bem o local para que acidentes sejam evitados.

As Furnas Gêmeas tem todos os requisitos para se tornar um dos pontos turísticos mais atrativos de Ponta Grossa. O que falta é a iniciativa da prefeitura municipal para atrair o público.

Maria Fernanda Lievore


Serviço:

O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco. No Km 18,6, a partir do Campus Uvaranas da UEPG, logo após o vilarejo do Passo do Pupo, deve-se virar à direita numa estrada não pavimentada. Deve-se percorrer mais 700 m até onde está o acesso às Furnas Gêmeas, que se faz por meio de um “mata burro” localizado próximo à cerca da propriedade.

Fotos: Cleber Facchi

Um comentário:

  1. Elas ficam dentro de uma propriedade particular, não? Eu prefiro que elas não tenham acesso mesmo.... rs... Prefiro que cuidem do que já tem na cidade do que busquem recantos como as Furnas Gêmeas pra ter apenas mais um lugar cuidado pela metade.

    ResponderExcluir