3 de abril de 2009

Teatro e leitura: nova abordagem



O incentivo à leitura é um tema muito abordado nas produções teatrais. Porém, um dos grandes problemas é submeter a arte do teatro a uma forma simplesmente pedagógica. O grupo de teatro gaúcho Mototóti foge à regra, com o espetáculo de rua 'O Vendedor de Palavras', apresentado em Ponta Grossa no último dia 28, às 11 horas, na praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade.



O grupo conta a história de Milho, um garoto amante dos livros que sonha com o dia em que as pessoas leriam por vontade própria. Os atores prezam por fazer um bom espetáculo de teatro, principalmente dinâmico e que não canse o espectador, utilizando também da música. Com figurino versátil que possibilitava trocas rápidas de roupa durante a apresentação e um cenário que interagia com os atores, todos que passavam pela praça no momento certamente se sentiram atraídos pelo espetáculo.

Entretanto, se houvesse divulgação, o público poderia ser maior. Algumas escolas municipais foram informadas sobre a apresentação. A grande massa da população, entretanto, se teve acesso, foi por duas notas nos jornais diários da cidade que não chegaram a 40 palavras.



Em uma cidade onde a Invasão Poética, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, passa quase despercebida; onde lançamentos de livros contam com a presença das mesmas pessoas, 'O Vendedor de Palavras' era uma ótima oportunidade para os cidadãos ponta-grossenses aprenderem a gostar de ler.

Gabriel Sartini



Serviços:

Onde: Praça Barão do Rio Branco

Quando: dia 28 de março, 11 horas

Entrada Franca

Duração: 50 minutos

Atuação: Carlos Alexandre e Fernanda Beppler

Direção: Arlete Cunha

Dramaturgia: Rodrigo Monteiro

Baseado na crônica homônima de Fábio Reynol, 'O Vendedor de Palavras'

Figurino: Coca Serpa

Cenário: Grupo Mototóti e Zoé Degani

Fotos: Daniel Petroski

2 comentários:

  1. Muito boa a relação com outros eventos já criticados aqui.

    ResponderExcluir
  2. Queridos,
    Obrigada pelo espaço!! Em nome do Grupo Mototóti e da equipe do espetáculo agradeço e desejo todo o sucessoao Blog de vocês!! Estaremos acompanhando!!

    Fernanda Beppler

    ResponderExcluir