3 de abril de 2009

Sem justificativa ao leitor


Ao produzir um texto, o jornalista deve atentar para diversos compromissos aprendidos durante a escola de Jornalismo. Tais como: clareza, objetividade, neutralidade e apuração. Mas, o compromisso com o leitor vai além.

O público, acostumado com o design do impresso, busca o editorial de seu interesse onde está habituado, pois a empresa, ao produzir a diagramação de seu jornal, cria um padrão de localização de seus editoriais. Em caso de mudanças, é responsabilidade do jornal avisar ao leitor sobre as alterações.




Recentemente, o jornal pontagrossense Diário dos Campos, retirou o editorial “Polícia” de suas páginas. Assim, sem nenhuma explicação ao leitor, a editoria “Geral” passou a ocupar o espaço da página A6 ou A7 antes destinada às ocorrências policiais. Em consequência, agora a editoria de “Esporte” recebe duas página.

Até a edição de 29 de março, o editorial de responsabilidade de Mário Martins era parte integrante do jornal. A partir de então, o editorial foi retirado sem a preocupação de avisar o leitor ou substituir o jornalista.




Quando procurado, o chefe de redação do Jornal Diários dos Campos, Neomil Macedo, afirmou que era irrelevante avisar que o padrão do jornal seria modificado devido às férias do jornalista de “Polícia”.

Cláudia Alenkire

Serviço:

Jornal Diário dos Campos, edições de 29 de março à 2 de abril de 2009.

http://www.diariodoscampos.com.br/


3 comentários:

  1. Editorial ou editoria?? Demorei me localizar no texto.

    A desculpa dada pelo jornalista mostra um despreparo dos jornais locais que não possuem pessoal que possa cobrir férias de um colega. Podia, quem sabe, contratar um temporário que fosse para continuar com a unidade do jornal.

    ResponderExcluir
  2. Gente, cuidado com aquele "recebe duas página".

    ResponderExcluir
  3. Há uma grande diferença entre "editorial" e "editoria".

    O primeiro refere-se ao gênero opiniativo que expõe a opinião do veículo de comunicação sobre um assunto.

    Já editoria é como se fosse uma categoria. Geralmente no topo das páginas que identificam que as matérias tratam de "Saúde" ou de "Cultura", por exemplo.

    Nenhum dos termos são claros a muitos leitores, que não são da área do Jornalismo. Poderia colocar uma breve explicação.

    ResponderExcluir