24 de abril de 2009

Programação musical paulista em Ponta Grossa


O rádio é conhecido pelo poder de abranger todo o país e, ao mesmo tempo, ter uma programação bastante regional. Sua linguagem simples possibilita que os ouvintes desempenhem outras atividades enquanto escutam, fazendo do rádio um meio presente no cotidiano. A rádio Jovem Pan de Ponta Grossa, no entanto, falha ao não envolver as características locais em sua programação.



Situada na freqüência modulada (FM) 103,5, a rádio prioriza a música em vez do noticiário e conta com uma programação fechada. A Jovem Pan reproduz a grade de programas enviada pela matriz, situada em São Paulo - SP. Quanto às notícias, a filial em Curitiba, por segurança – leia-se comodismo – prefere não modificar a ordem das coisas integrando acontecimentos locais.

A opção de grade fechada ignora a necessidade de notícias e as preferências musicais da região. A pré-programação também impede a divulgação de artistas locais, tocando apenas músicas comerciais. A Jovem Pan é famosa entre os jovens que curtem o pop, internacional, vendável.



A rádio, claramente, está preocupada com uma grande audiência generalizada, sem se importar em cultivar as características implícitas na cultura mais tradicional. O poder do rádio em penetrar nas regiões menores e mais afastadas é ignorado. Os interessados nas músicas consideradas pop são o grande alvo. Basicamente, o show só funciona para o próprio público.

Cláudia Alenkire


Serviços:

Rádio Jovem Pan – Ponta Grossa

Endereço: Rua Jacob Holzmann, 233 - Olarias

CEP: 84035-300

Telefone : (042) 3901-5806

Freqüência: 103,5 MHz

Página Oficial: HTTP://www.clickpanpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário