10 de abril de 2009

Pixinguinha: dança e música





A 1ª etapa do Palco em 2009 Giratório trouxe à cidade de Ponta Grossa, na noite de domingo, dia 05/04, o espetáculo ‘Choros e Valsas, um tributo a Pixinguinha’, apresentado pela Companhia de Ballet da cidade de Niterói (RJ), no Cine Teatro Ópera. O projeto Palco Giratório é uma iniciativa desenvolvida pelo SESC para difundir as artes cênicas em todo o Brasil e, na cidade de Ponta Grossa, oferece uma agenda extensa de programações.



O espetáculo, que introduz as composições de Pixinguinha, interpretadas com danças e expressões, coloca o público diante do ícone do “choro”, um dos maiores compositores da música brasileira (MPB). A apresentação contou com as mais importantes músicas do cantor. Apenas com a melodia ao fundo, cada uma das interpretações traz nos movimentos dos dançarinos o sentimento que a composição queria passar.

O cenário simples permite a movimentação dos artistas por todo o ambiente. A troca das luzes a cada canção dá ao formato rústico do palco uma nova cara, como se o lugar se transformasse. Os dançarinos conseguem, no decorrer do espetáculo, transmitir a essência musical de Pixinguinha em seus passos e suas expressões. No entanto, pequenos “desencontros” foram visíveis aos olhos mais atentos, seja no cenário ou em alguns movimentos descompassados entre os dançarinos.



O público esteve presente em número considerável, demonstrando um visível interesse da população de PG por movimentos artísticos culturais, principalmente quando tais iniciativas envolvem tradições e enredos brasileiros.

Vanessa Kruchelski Huk



Serviço:

Atividade: 1ª Etapa do Projeto Palco Giratório

Espetáculo: ‘Choros e valsas, um tributo a Pixinguinha’

Apresentação: “Cia. de ballet da cidade de Niterói

Promoção: Sistema Fecomércio SESC/ SENAC

Apoio: Secretária Municipal de Cultura e Turismo

Local: Cine Teatro Ópera , apresentado em 05/04/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário