11 de abril de 2009

Pequenos deslizes


Os novos textos produzidos para o ‘Crítica de Ponta’ acertam na escolha dos assuntos. As temáticas se adequam à proposta do blog: um panorama cultural e midiático dos Campos Gerais. Para as próximas críticas, a edição deve cuidar com pequenos problemas, como coloquialismo (“tem na cabeça que a única coisa...”) e uso do gerúndio.

Na editoria ‘Antena’, o texto contém afirmações vagas. No início, a crítica aponta equívocos do programa ‘Momento do Esporte’, similares a de concorrentes do ramo. Contudo, o leitor não sabe quais são os equívocos, nem quais são os concorrentes. O texto também cita a existência de “outros bons trabalhos” da região pontagrossense. Porém, não os especifica.

Já a editoria ‘Vitrola’ acerta na escolha de um assunto que une música e dança, distinto do habitual. A crítica apresenta algumas abstrações, como: “formato rústico do palco”, “pequenos erros foram visíveis”, “público considerável”, sem explicá-los ao leitor. No Serviço, faltou o horário da apresentação.

A seção ‘Projetor’ expõe um resumo do filme. São quatro parágrafos de descrição da história e apenas o último apresenta análise. A estrutura do texto apresenta excessivo uso do gerúndio e coloquialismo (“rola um clima”, “outra coisa engraçada no filme é a personagem...”). A editoria de literatura também realiza uma descrição da obra. A crítica enfatiza os pensamentos dos outros autores (Manoel de Barros, Mário de Andrade, Kafka) presentes no livro ‘Achados do Chão’, sem focar-se nas ideias do próprio autor, Miguel Sanches Neto. O texto sobre o espetáculo ‘Oceano’, de caráter informativo, também se prende na descrição.


Giovana Celinski

3 comentários:

  1. Uma dica: cuidado com as generalizações. Algumas frases dos textos dessa semana fazem isso, como em “Obviamente o Fantasma (...) é a paixão do pontagrossense” e em “demonstrando um visível interesse da população de PG por movimentos artísticos culturais, principalmente quando tais iniciativas envolvem tradições e enredos brasileiros”.

    É óbvio que o pontagrossense é apaixonado pelo Operário? E eu que não acompanho esporte? O interesse da população de PG (pq colocar em sigla e não por extenso?) é por causa das tradições e enredos brasileiros? Tenha a impressão que o público que acompanha esses eventos é formado sempre por uma mesma “panelinha”, que assiste a acompanha “o que vier”. São pessoas que estão interessadas em cultura, de um modo geral. Se “a população de PG” estivesse interessada, todos os espetáculos teriam lotação máxima (Ponta Grossa tem mais de 300 mil habitantes, e, em certos espetáculos, não preenche nem 500 lugares na platéia).

    Outra generalização está no texto que fala do filme. “O final é o clichê já esperado, para não fugir da regra nem dos filmes de comedia romântica nem dos pornôs”. Nos pornôs os personagens ficam juntos no final? Há um enredo em todos os pornôs?

    Acho também que todo o último parágrafo sobre o livro, falando da formação do Sanches Neto é pura encheção de lingüiça. Daria pra falar mais do livro e menos do autor.

    E pq o limite de 1500 caracteres em média? Os textos ficam muito curtos. Cuidados também devem ser tomados na pontuação (há um excesso de vírgulas) e nas concordâncias.

    E me desculpem a chatice. Feliz Páscoa ;)

    ResponderExcluir
  2. Ahh... E tem que arrumar a formatação do texto sobre o livro, porque uma frase que deveria ir antes da foto do Miguel Sanches Neto está perdida no final do texto, dando uma descontinuidade na leitura.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Creio que críticas são ótimas, com certeza cresceremos (e muito) com o que estamos produzindo. Porém, mesmo que não seja o mais importante, acredito que o layout do blog poderia sofrer alguns ajustes que dariam maior qualidade a estética do blog! Segue algumas sugestões:
    Justificar o texto torna a estética mais agradável aos olhos. O mesmo vale para o tamanho da fonte, que está grande demais, tomando muito espaço da tela e desvalorizando o tamanho em que as imagens são postadas. Outra questão com relação a publicação dos textos é tentar manter a mesma fonte em todas e repito, o mesmo tamanho. Se o texto for copiado, algumas alterações no editor de textos do próprio blog não faz mal a ninguém! rs...
    Também seria bacana estabelecer o número de postagens para cada página como 10 exibições (número de editorias que temos, contando com o ombudsman), assim apareceria apenas a postagem da semana e facilitaria a compreensão do leitor sobre o que de fato foi postado na semana, mesmo que haja data de publicação.
    Por enquanto é isso. Espero que a crítica seja construtiva e que a estética também seja valorizada, já que é fundamental para atrair leitores!

    ResponderExcluir