18 de abril de 2009

Frases de tirar o fôlego

Uma das maiores vantagens do Crítica de Ponta, é explorar assuntos que vão além do habitual dos grandes meios de comunicação. Dessa maneira, desligado de um padrão comercial o blog proporciona ao leitor um conteúdo além do convencional. Porém, o não aproveitamento desses temas é o que acaba prejudicando alguns trabalhos.

Em grande parte dos textos, o maior problema é o uso de frases excessivamente longas. Tais frases tornam o texto cansativo e acabam desorientando o leitor. Um exemplo é um trecho do texto Projeto leva literatura a crianças: ‘A proposta, que começou com 5 crianças e uma professora, foi reconhecida pelo governo federal como o primeiro Ponto de Leitura de Ponta Grossa, dentre os nove existentes no Paraná, com apoio do Ministério da Cultura’. Ufa! O uso de frases curtas torna o texto dinâmico e agradável ao leitor.

Outro deslize são as repetições. Na crítica Entrevistas e reportagens de ‘alto estilo’, a palavra ‘programa’ aparece cinco vezes no texto. Outras palavras como ‘apresentado’, ‘apresenta’ e ‘apresentadora’ são repetidas diversas vezes. No mesmo texto o autor aponta o quadro ‘bem estar com alto estilo’ e cita-o como ‘interessante’, porém, não dá poucos detalhes sobre o mesmo.

De todos os textos, o da editoria Entre Linhas é o mais confuso. Cheio de repetições (duas vezes no primeiro parágrafo aponta a mesma idéia sobre o jornal ser bimestral) e repleto de frases muito longas que diversas vezes, deixa o leitor perdido no texto. A autora esquece de apontar qual edição do jornal a editoria está criticando, nem no serviço a informação é encontrada.

Na editoria Antena, o autor aponta o programa “Padrão de qualidade” como o de maior audiência dos Campos Gerais, porém, não mostra dados que comprovem isso. Quando o texto trata dos apresentadores do programa, cita Saulo Risada, Ivan o Terrível e Bigode. Mas quem são eles? Esses são seus verdadeiros nomes? Uma foto mostrando o programa e seus apresentadores contribuiria para melhor ilustrar a matéria.

A sessão Vitrola abre o texto falando de Ponta Grossa como uma cidade de caráter universitário, mas quem disse que o caráter da cidade é esse? No terceiro parágrafo a autora diz: ‘Em alguns dias da semana, o Botequim apresenta bandas que tocam de Ana Carolina a João Bosco e Aldir Blanc e aceitam palpites dos ouvintes em seu repertório’, a autora esquece, porém, de dizer em que dias isso acontece, tanto no texto como na parte de serviço. Um destaque para o texto conta ainda com boas ilustrações que contribuem para a estética do blog.

Em ‘Cafundó’ me confundiu pela primeira vez temos uma crítica de cinema, não um texto onde o autor passe o tempo todo descrevendo o filme, como vem acontecendo em algumas edições. Outro bom texto é o da sessão Outros Giros, com frases curtas, texto rápido e altamente detalhado. A autora deveria explicar o que são as paredes feitas com taipa de pilão. E os Bugios não rugem, eles guincham, chiam, assobiam ou cuincham.


Cleber Facchi



3 comentários:

  1. Ombudsman muito bem escrito. Conseguiu resumir todas as críticas que eu tinha sobre os textos desta semana.

    Principais reclamações ficam pela falta de detalhamento em "Vitrola". Um "Serviço" mais completo traria programação dos artistas que são citados no texto.

    Gostei dos textos de "Livro Aberto" e "Projetor", apesar de achar que o filme escolhido poderia ser outro. "Cafundó" tem a peculiaridade de ter sido filmado em Ponta Grossa, mas é muito ruim. Como a crítica se dirige a um filme de locadora, poderia ser feita uma escolha que indicasse algo que merece ser visto.

    A repetição de palavras ocorreu na maioria dos textos. Além disso, alguns traziam informações óbvias, como em "Na Tela" onde se fala: "novo quadro intitulado “Alto Estilo Empresarial” (...) dando dicas sobre o mundo empresarial".

    Destaque fica para o texto "Outros Giros". Bem escrito e uma boa escolha do local indicado.

    ResponderExcluir
  2. "A edição analisada é a de março e abril."

    Bom, aí está a indicação da edição criticada.

    ResponderExcluir