4 de abril de 2009

Estamos no caminho


É possível notar uma evolução no grupo de alunos do 2° ano de jornalismo da UEPG, com uma produção de textos mais firmes e críticos. Claro que ainda existem problemas em algumas editorias, mas que com tempo e prática serão solucionados. E isso deve ocorrer o mais depressa possível, para que o leitor do blog não seja prejudicado.

É necessário que a edição tome um maior cuidado para que os textos fiquem de acordo com uma só ortografia. Ou a antiga, ou a nova. Pois, existem divergências entre as novas regras gramaticais em algumas secções, além da falta de correção de palavras.

Os textos dessa edição foram bem escritos, contendo todas as informações que o leitor precisa para tirar suas próprias conclusões. Porém, ainda há problemas em algumas editorias, como em ‘jornal’, onde o texto “Sem justificativa ao leitor”, apresenta informações vagas sobre a remoção do editorial de “Polícia” no Jornal Diário dos Campos. Além também de não informar ao leitor se haverá algum espaço para a publicação das ocorrências policiais em outras editorias.

A secção de ‘turismo’ errou ao generalizar sobre “todo mundo” conhecer as belezas dos Campos Gerais. Outro ponto percebido em “Um paraíso para poucos” é a utilização de uma linguagem mais coloquial, se diferenciando das demais editorias. Em ‘TV’, o redator só informa ao leitor na parte do serviço que o programa analisado é de uma TV a cabo da região.

O ‘cinema’, ao comentar sobre o filme “O milagre de Anne Sullivan”, merece destaque. A redatora traz para o público, visões que vão além da crítica do filme, acrescentando informações que enriquecem o texto. A secção analisa o longa-metragem de forma que o leitor crie curiosidade para vê-lo. As fotos utilizadas para ilustrar o texto têm grande caráter informativo e complementam as informações da crítica.

Já a secção de ‘teatro’ foi feliz em ressaltar a falta de apoio e de público para os eventos teatrais e literários de Ponta Grossa. Além de expor que os jornais da cidade, que deveriam comunicar e convidar a população a esses eventos, não estão cumprindo seu papel de comunicador.

Os temas analisados deixam claro que a região dos Campos Gerais dispõe de diversos atrativos culturais. É preciso que a turma continue acompanhando os calendários culturais de perto, mantendo o leitor sempre atualizado.

Carla Yarin

5 comentários:

  1. Sugiro que a imagem das postagem do Marcador "Ombudsman" seja alterada.

    O ombudsman não é nenhum demônio que critica por maldade, ou então que só sabe criticar.

    Pelo contrário. Tem um importante papel ao analisar as produções, a fim de que melhore o veículo.

    Assim como o blog não deve ser representado por aspectos negativos, o ombudsman também não.

    ResponderExcluir
  2. O blog é bom, cumpre a função de crítica da cena cultura princesina, mas ainda é feinho né?
    As imagens usadas nos logotipos estão em uma resolução muito baixa, ficam com "chiado" ao redor das figuras, nada que um pouco de photoshop e um bom scanner não resolvam. Também sinto falta de hyperlink, para as atrações, sites das TVs, rádios, cia de teatro
    abraçote

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do ombudsman dessa vez. O reconhecimento da evolução dos textos foi muito válido e as críticas, construtivas, foram muito importantes. Um texto prudente e claro.

    ResponderExcluir
  4. As pautas são interessantíssimas. Pela primeira vez temos um bom panorama de toda a produção cultural e midiática da região. Pelo pioneirismo da ação, falhas e falta de informações importantes são, de certa forma, aceitáveis. Mas por serem ainda incipientes, os textos estarão sempre no alvo de críticas. É importante que essas opiniões sejam sempre aceitas, sem que se faça uso de defesas do tipo: "só aceito críticas construtivas". Juízos de valor como este só servem mesmo ao conformismo. Bom trabalho a todos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir