24 de abril de 2009

Em meio às emoções


Sonia Ditzel Martelo, escritora pontagrossense, e ganhadora de mais de uma centena de medalhas, troféus e diplomas durante o transcorrer da carreira literária, não economizou sentimento em ‘Emoções’. O livro de 121 páginas é dividido em quatro partes: Frases, Trovas, Crônicas e Poemas. Sendo o último citado, o maior capítulo do livro.



A autora logo acerta pela escolha da capa da obra, que atrai o leitor pela ousadia da imagem exposta. O desenho, que prende a atenção também pelas cores, retrata uma mulher que seduz um palhaço em meio às lágrimas. Imagem que complementa o título, e desperta interesse no leitor.

Frases, como “quem tem um bom livro, nunca está só”, abrem o trabalho da autora, que retrata, ao longo da obra, poemas e trovas sobre sentimentos de tristeza, saudade, amor e indiferença. Além de oferecer também, para os não simpatizantes do gênero sentimental, alguns poemas sobre religião, consciência ambiental e música.

As crônicas da coletânea também se restringem a sentimentalidade. A exemplo de Em Memória de Minha Mãe, que aborda o dia das mães de alguém que já não tem mãe, além do texto Claudemir, escrito em homenagem a um aluno já falecido.



Para os apaixonados, ‘Emoções’ é um ótimo companheiro para as noites vagas. Sonia Martelo sintetiza em seus poemas as emoções cotidianas de quem guarda (ou guardou) alguém especial no coração, o que propicia ao leitor uma leitura repleta de lembranças pessoais.


Carla Yarin


Serviço:

DITZEL MARTELO, Sonia Maria. Emoções. 121 p.

Produção independente. O livro não informa ano de publicação e edição. Obra disponibilizada na biblioteca do campus Central da UEPG.

Fotos autora: Divulgação

Um comentário: