26 de março de 2009

Uma peça com velhas novidades


Humor e Sexo:


Peças sobre sexo são comuns no teatro brasileiro. Mas, apesar do tema ser corriqueiro, a peça Sexo Etc. e Tal, apresentada no último dia 7, no Cine Teatro Ópera, em Ponta Grossa, trata da sexualidade de uma maneira diferente, mas não fugindo de alguns clichês.

“Desliguem os celulares. É proibido filmar e fotografar”. A frase comum em teatros não se aplica a essa peça. Diferente de outros espetáculos, o público é livre para fazer o que quiser, com apenas uma obrigação: “vocês estão em um espetáculo de humor. Vocês devem rir!”, ordena André Rangel, ator e diretor da peça.




No primeiro ato, uma espécie de stand-up entre os quatro atores, dá o tom da peça. “Todos falam palavrão, não fiquem horrorizados com isso”, diz Rangel. E eles não poupam mesmo, nenhuma palavra ou ato é censurado. É um bom e franco papo sobre sexo.

Na segunda parte, os atores dividem-se em duplas e se revezam em diversas situações que envolvem o tema central da peça. É aí que o merchandising começa a ser usado. Os atores se revezam em pequenas cenas e sempre dão um jeito de falar o nome de um dos patrocinadores, às vezes em excesso.




Houve um tempo em que homem vestido de mulher era um ato transgressor e inovador. A peça da Broadway Gaiola das Loucas ficou famosa por isso. Mesmo se hoje tal assunto não passaria de mais um lugar-comum, é o tema do terceiro ato da peça.

Para quem não viu, Sexo, Etc. e Tal é um espetáculo que mescla bons e maus momentos. Nos dois primeiros atos os atores mostram que, mais do que belos corpos, também possuem talento. A peça apresenta um bom texto, mas poderia ter bem menos merchandising, clichês e etc. e tal.


José Renan Vallim



Serviço:

Peça de Teatro Sexo, Etc. e Tal

Duração: 120 Minutos (em três atos)

Quando? 7 de março/09. No Cine Teatro Ópera.

Direção: André Rangel

Atores: André Rangel, André Sabino, Nakuza Kule e Amanda Blanco

Texto: Robson Guimarães

Preço: R$ 40 (R$20 para estudantes)




Um comentário:

  1. Uma peça de teatro sobre "sexo, etc. e tal" não seria 'etc. e tal' se não fosse clichê.
    Merchandising verbal pode até cansar, mas é mais agradável do que estampar o nome dos patrocinadores no figurino. =P
    Quero ir a um teatro de novo... =/

    Ah, e as ilustrações daqui deram um clima ótimo pro blog!

    ResponderExcluir