26 de março de 2009

Jornais de PG 'trocam' mesmos números


Apuração Questinável:



As matérias analisadas foram publicadas no Diário dos Campos e Jornal da Manhã no sábado, dia 14 de março de 2009, e abordam o mesmo assunto: tentativa de fuga de 17 presos do ‘Cadeião’ Hildebrando de Souza, no núcleo Santa Maria.

Na versão do JM, “à tarde, uma operação pente-fino foi realizada em todas as celas, mas nada foi encontrado”. A mesma operação, no entanto, foi descrita de outra forma pelo DC: “Ontem à tarde foi realizado um pente fino dentro da unidade, quando outros objetos proibidos foram encontrados”. Isso mostra a carência na apuração de pelo menos um dos jornais, tornando impossível ao leitor identificar a veracidade dos fatos.




Tais versões apontam que uma única fonte consultada pelos dois jornais pode não garantir credibilidade (necessária) às matérias, tornando-as unilaterais. Outro detalhe (ou equívoco?) relacionado à falta de pluralidade e apuração aparece quando os periódicos citam a capacidade do presídio para detentos: 172, conforme o JM e 112, segundo o DC.




O DC ainda lança mão de uma adjetivação para caracterizar alguns detentos como “presos perigosos”, mas não diz o que, de fato, significa o termo. O leitor, portanto, se não tiver por pressuposto, fica com a possibilidade de tentar entender.. da forma que melhor avaliar! O jornal (DC) ainda não dá crédito ao autor da matéria e à imagem fotográfica publicada.


Giabrielli Amaral



Serviço:

Uma leitura (crítica) da edição de sábado, 14/03/09, do Jornal da Manhã e do Diário dos Campos.



Um comentário:

  1. Pertinente o comentário, contradições como essa são comuns nos veículos locais.

    Quanto ao Serviço, seria interessante que tivessem os links das matérias analisadas.

    ResponderExcluir