26 de março de 2009

Falta noticiário noturno em rádio ponta-grossense


Cadê?


Desde 1941, com o surgimento do Repórter Esso, que era transmitido em até cinco horários na Rádio Nacional, o radiojornalismo assegura força ao meio: o de chegar e informar aos mais diversos setores da população.

Se comparada à época dos noticiários de Heron Domingues, ou mesmo da era do rádio-teatro e novelas que reuniam ouvintes para acompanhar a programação radiofônica, a programação noturna das emissoras de Ponta Grossa se distancia da histórica tradição do rádio brasileiro.




Hoje, quem acompanha a programação da Rádio Tropical FM (99,9 mHz), de Ponta Grossa, principalmente das 20 até as 22 horas, pode perceber que pluralidade e variedade nos conteúdos transmitidos praticamente não existem. Toda a programação é amarrada na simples transmissão de recadinhos de ouvintes e na retransmissão musical de poucos gêneros, especificamente o sertanejo e o pagode. A parte informativa resume-se, nas duas horas de programação, a uma única entrada de 5 minutos de uma nutricionista que apresenta receitas para os ouvintes.

Assim, a produção da Tropical FM fica bem distante do que é produzido nas emissoras do Noroeste Paranaense, como a rádio Ilustrada FM (102,3 mHz), que transmite as principais notícias do momento, a cada intervalo musical. O ouvinte pontagrossense fica ainda distante da programação de emissoras gaúchas, como a Rádio Guaíba AM (720 kHz), que mantém uma grade de programa noturno com a apresentação de notícias.


Ao que tudo indica, os três critérios (informativo, educativo e entretenimento) que orientam a produção radiofônica brasileira são desconsiderados pelas emissoras da Princesa dos Campos Gerais. O critério informativo e o educativo preenchem apenas os 10% da programação, conforme legislação vigente.

Será que o ouvinte do rádio nos Campos Gerais quer apenas entretenimento, ou melhor, música?


Daniel Petroski



Serviço:

Rádio Guaíba - Sintonize AM 720 kHZ

Ouça ao vivo - http://www.radioguaiba.com.br/aovivo/aovivoWMP.htm

Rádio Tropical - Sintonize FM 99,9

Ouça ao vivo - http://www.fmtropical.com.br/newsite/

Rádio Ilustrada – Sintonize FM 102,3

Ouça ao vivo - http://www.ilustradafm.com.br/site


Ilustrações: Daniel Petroski

Um comentário:

  1. Salve!
    Comungo de sua opinião sobre a falta de informação na programação noturna..
    Ao menos ano passado tinha uma pequena entrada do Jornalista Altair Ramalho na CBN trazendo as notícias políticas locais "do dia seguinte". Mas atualmente nem isso.
    Será que não rola nenhuma possibilidade de o curso de jornalismo da UEPG fazer um convênio com a CBN e ocupar com pequenas entradas locais no espaço reservado quando os locutores da Rede dizem "agora você fica com as notícias de sua cidade!"
    E nós, continuamos ouvindo São Paulo ou Rio...

    ResponderExcluir