12 de março de 2009

Cine Arte reaviva lembranças da ditadura militar

Filme sobre amigos:


A cada quinze dias, sempre aos sábados, o projeto cultural pontagrossense Cine-Arte apresenta um filme no Cine Teatro Ópera. No dia 23/03 foi exibida a produção brasileira Ação entre Amigos dirigida por Beto Brant.

O filme conta a história de quatro amigos (Miguel, Elói, Paulo e Osvaldo), que viveram na época da ditadura e foram torturados depois de um assalto a banco. Miguel descobre que o torturador ainda está vivo e quer se vingar, 25 anos depois. Entre conflitos e lembranças, Miguel os leva em busca do torturador. Ao encontrá-lo, descobrem que existia um delator entre os quatro.



A ditadura militar teve início após um golpe em 31 de março de 1964 e terminou em 1984. É um tema recorrente no cinema brasileiro devido ao caráter radical onde predominavam a tortura e a censura, estabelecidas pelos atos institucionais.

O autor demonstra as consequências do pós-ditadura na vida de pessoas que tentavam esquecê-la. O diretor usa as más lembranças de Miguel como forma de entrelaçar o enredo.

O filme foca o sofrimento da juventude da época, as consequências da ousadia de lutar e salienta que no Brasil é preciso fazer algo mais do que tornar um acontecimento público. O personagem diz: “nesse país, fazer barulho é pouco”.



Ação entre amigos é de 1998, mas, exibida 11 anos depois, através do projeto Cine-Arte, reaviva a memória dos jovens que, ao seu modo, lutaram contra a repressão do regime militar brasileiro. E as marcas que isso deixou.


Yana Fortuna



Serviço:

Ação Entre Amigos

Direção: Beto Brant

Duração: 76 minutos

Ano: 1998

Projeto Cine Arte

Local: Cine Teatro Ópera (auditório B) - Rua XV de Novembro

Horário: 17 horas

Entrada Gratuita

Próxima atração: Madame Satã (Karim Aïnouz) dia 04/04







3 comentários:

  1. O desenho ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, os desenhos ficaram interessantes

    apenas uma correção:
    Não é o 1º blog de crítica de mídia dos Campos Gerais.
    No ano passado tínhamos um blog de crítica de mídia.

    Sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  3. ficou bom, mas eu queria saber mesmo, sobre o que aconteceu com a memoria da ditadura militar no Brasil?

    obrigada memso assim!!

    ResponderExcluir