29 de maio de 2010

Leminski através das gerações

Mistura do barroco, estilo clássico, concretismo e a fuga do óbvio são algumas das características do inovador Paulo Leminski, autor paranaense que influenciou uma geração familiar a escrever poemas. Prima de Paulo, Solange Leminski lançou, em 2010, a obra “Gerações Leminski”, que reúne produções literárias de alguns membros da família.

Como todo leminskiano, o livro não possui um formato comum de poesias, há uma mescla de imagens e poemas. Obras escaneadas de um caderno de poemas dos irmão Paulo e Estela Leminski, em seu formato original, mostram os rascunhos e rabiscos.
Os poemas retratam desde a vida cotidiana até confissões amorosas, com um amplo caráter 'democrático', buscando agradar a todos os gostos. Outro diferencial do livro é a não linearidade dos poemas, o que permite a leitura a partir de qualquer página.

A obra reúne fotos de Paulo Leminski, além de uma diagramação diferenciada, e textos que dão um ar de contemplação do poeta. Há, também, poemas inéditos da filha de Leminski, Estrela.
O livro apenas reafirma o que já se sabe sobre Paulo Leminski. Poemas com experiências concretistas, a preocupação do autor com a expressão gráfica do poema e com a linguagem. Todas as características do poeta estão reunidos no “Gerações Leminski”, que traz contribuições da família, que manteve as características do poeta no livro.
Carla Onaga

Serviço:
Livro: “Gerações Leminski”
Autora: Solange Leminski
Editora: Toda Palavra, 2010
Páginas: 100 páginas

Preço: R$ 40,00
Local de venda: no site www.todapalavraeditora.com.br
Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário