7 de abril de 2010

Sem textos e sem crítica


Nesta semana o Crítica de Ponta fez algo que já deveria ter feito desde o começo do ano. Não publicou textos que, em meio a outros problemas, não apresentaram crítica. Mais da metade das editorias ficaram de fora. Entraram apenas quatrp textos, mais uma nota de esclarecimento/repúdio e este Ombudsman. Tal medida deve ser tomada sempre para evitar que o blog fique descaracterizado e perca prestígio.

Todavia, o texto da editoria 'Em Cena' foi publicado mesmo sem apresentar qualquer rascunho de crítica... Está mais para uma sinopse ou até mesmo um texto de assessoria de imprensa. A agenda do grupo em Ponta Grossa, quem promoveu e quanto custava ganhou mais destaque que a peça em si. Nem o enredo mereceu mais de três linhas, e somente no final do texto se pode ter a impressão que a autora realmente viu a peça.

A editoria 'Projetor' optou pela crítica de um filme infantil e comercial, fato este que, provavelmente, não atinge muito o público alvo do blog. Porém, o texto traz aspectos interessantes, como a crítica à dublagem e o lado “moral” que a empresa produtora do filme geralmente procura passar.

A 'Agenda Cultural' tem feito corretamente o papel de dar opções e eventuais sugestões alternativas aos leitores do blog. Porém, deveria divulgar também eventos comerciais, desde que não sejam rotineiros, como um concurso de bandas ou uma festa escolar.

O texto da editoria 'Entre Linhas' acerta em fugir do enfoque comum das matérias do blog – analisar uma notícia, ou um periódico. A comparação entre dois jornais diários (em uma cidade que só tem dois), noticiando o assunto do mês (inauguração do Hospital Regional de Ponta Grossa), chama a atenção do leitor para o texto. Além disso, a crítica esteve presente como (quase) nunca neste ano: conta claramente que enfoque cada jornal um deu ao fato e mostra as diferenças de apuração. A autora ainda toma cuidados importantes e sutis, como explicar o que é um “box” na produção jornalística.

Com alguns textos interessantes (e polêmicos) o 'Crítica de Ponta' começa a encontrar seu rumo em 2010. Mas o problema da falta de crítica está se tornando enorme. Não dá pra aceitar que, na terceira semana de blog no ano, apenas dois textos foram publicados com crítica, quando deveriam ser oito.

Mozart Artmann

6 comentários:

  1. Esclarecendo sobre a postagem da editoria "EM CENA", foi cortada pelo grupo da edição, por realmente não conter critica alguma, porém, autorizada pelo responsável no email da turma encaminhado. ok

    ResponderExcluir
  2. acho errado associar animação/desenho a um público infantil. ainda mais hoje, quando eles deixam de ser destinados apenas as crianças e passam mensagens as pessoas mais "velhas" (como o Up).para ilustrar isso, o filme preferido do meu pai, que tem 59 anos, é Shrek.
    quanto não atingir o público alvo, eu já não sei. "como treinar o seu dragão" é um filme sensacional. e acho que filme "bom" é o que as pessoas esperam assistir

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Maria Fernanda sobre a designação de "infantil" no filme criticado. Não é porque um filme é comercial ou reduzido à "infantil", que o público do Blog não pode ter visto e gostado. É fato que um adulto pode apreciar uma animação e a mesma não chamar a atenção de uma criança. Algo não deve ser criticado só porque, talvez, o público do blog quer ler. (É complicado determinar o público alvo e qual gênero cinematográfico o atrai).

    ResponderExcluir
  4. Difícil encontrar bons textos e gente que escreve com sensatez. Parabéns pelo blog e pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A orientação pro blog é criticar filmes não comerciais, embora não seja uma lei.
    Quanto ao 'infantil', o próprio texto do Luan diz "adaptação do livro infantil..." e "deixando claro no final a ‘moral’ (lição) ao público infantil...".
    Eu penso que a maioria dos leitores do blog (sem contar momentos extraordinários) são universitários. E me parece óbvio que a maioria (não todas) das pessoas que se interessa por filme infantil são crianças.
    Eu não tive a mínima curiosidade de ler a crítica, esse foi um dos motivos que me fez dizer que poderia ser desinteressante para alguns. Mas em nenhum momento quis generalizar, e acredito que não o fiz no texto.

    Mozart

    ResponderExcluir
  6. Não se iludam.... "Como treinar seu dragão" é sim um filme infantil. As crianças são seu público alvo e por isso ele pode ser categorizado assim. Entretanto, as animações infantis estão sendo feitas de maneira inteligente para agradar os pais também.

    Assim como existem filmes "adultos" (não os pornôs) que crianças assistem e gostam, existem os filmes infantis que os adultos gostam. Não interpretem a palavra "infantil" como pejorativa.

    E eu achei BRILHANTE vcs cortarem os textos que não têm crítica. A turma do ano passado sabe que eu vivia comentando aqui e sempre palpitando. E se é um blog de crítica, que ela esteja presente. Muitas vezes, ano passado, os textos eram apenas sinopses e resumo dos produtos. Mal havia a crítica em si.

    Uma coisa que eu sinto, em alguns textos, é que eles podiam ser maiores. Às vezes a descrição, resumo e sinopse precisam mesmo ser mais elaboradas; e penso que talvez por ter um limite de caracteres na política editorial do blog a crítica acaba ficando superficial. Repensem esse lance de caracteres (se é que existe). Deixem a criatividade fluir e os textos se alongarem. Acredito que não custa testar durante algumas edições.

    Abraços!

    ResponderExcluir