24 de março de 2010

Um pedaço do Egito nos Campos Gerais

Quem nunca sonhou em conhecer as imponentes pirâmides do Egito, ou teve curiosidade em ver de perto uma múmia, datada em milhares de anos? Em Ponta Grossa, no bairro de Oficinas, há a possibilidade de um contato com o mundo egípcio. Inaugurado em 11 de abril de 2001, o “Museu de Arqueologia” transporta o visitante a um passeio pela cultura, berço da civilização humana. Criado pelo arqueólogo Prof. Moacir Santos, o museu conta com um acervo de mais de 600 peças. Majoritariamente é composto por réplicas e fac-símiles, que são reproduções exatas dos objetos originais, moldados a partir dos mesmos. Mas também há artefatos originais, como uma máscara de múmia do século 2 a.C..



Atualmente acontece a II Exposição Permanente, com o tema: “Egito Antigo Vida e Imortalidade”. São duas salas em que o visitante encontra desde objetos usados em situações do cotidiano, bem como até em cerimônias fúnebres. A iluminação do ambiente e a boa disposição dos artefatos criam a sensação de estar em um grande museu, apesar de suas dimensões reduzidas. O trabalho é bancado exclusivamente pelo Prof. Moacir, sem nenhum auxílio governamental. É ele quem fabrica as peças, que muitas vezes levam meses para ficarem prontas. Dona Élia Auer, mãe do professor, é a curadora da exposição. É ela quem apresenta, orgulhosa, a realização de um dos sonhos do filho.



Apesar da pouca divulgação e da falta de sinalização, o museu recebe visitantes de diferentes partes do Paraná e Brasil, principalmente de escolas da cidade e da região. Mesmo ficando um pouco afastado do centro da cidade, é de fácil acesso.

Giancarlo Biagini

Serviço: Museu de Arqueologia, Rua José Joaquim da Maia, 154 - Oficinas. Visitas sob agendamento, (42) 3229-2109.
O Museu funciona de Terça à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Sábado e domingo das 13h30 às 17h30. Ingresso: R$ 5 para visitantes e R$ 2,50 para estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário