23 de março de 2010

Um Papo sobre Sexo na Terceira Idade

O grupo de teatro da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) da UEPG, em sua aula inaugural, apresentou uma peça de forma irreverente sobre “O tal do ficar!”. Com o cenário simulando uma praça e apenas um diálogo entre duas senhoras da terceira idade, uma caipira e outra “moderninha”, o teatro faz alusão a uma prática em voga na sociedade contemporânea: sexo casual.
Apesar de quem sentou ao fundo do Grande Auditório da UEPG (que possui cerca de 450 lugares) ter encontrado dificuldade em escutar a peça, o teatro arrancou muitas risadas da plateia. As personagens Almarina, a “moderninha”, e Maria da Conceição, a caipira, conversam sobre os prós e contras do “tal do ficar” comparado ao relacionamento tradicional, ironizando crendices populares e a libertinagem. A conversa das 'comadres' serve tanto para o público jovem como para o idoso, pois satiriza a visão de relacionamentos amorosos de ambos, isso sem ofender, nem perder o humor.



O diálogo é original e em nenhum momento é apelativo. Durante a peça as outras personagens ao redor da dupla sentem-se curiosas com a conversa das amigas, o que reflete a preocupação da sociedade com o assunto. Apesar da falta de apoio e dos poucos recursos, as meninas da UATI interpretam com humor e satisfação. Segundo a autora da peça, Netinha Figueiredo, aluna da UATI, são as próprias atrizes que montam o cenário, fazem a maquiagem e o vestuário. “cada uma ajuda com o que tem”, diz.
A peça já foi apresentada também na Exposição de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso, que aconteceu no dia 28 de outubro do ano passado, no Cine-Teatro Pax.

Marco Favero

Peça: Tal de ficar.
Diretora: Prof. Rafaela P. Remeira
Texto de Netinha Figueiredo.
Elenco: Netinha, Clotilde, Almerinda, Terezinha, Ilhane, Deli, Tereza – Todas Alunas da UATI e da Universidade Continuada Terceira Idade (UCTI).
Apresentado na Aula Inaugural da Universidade Aberta da Terceira Idade, Ponta Grossa/PR,

Nenhum comentário:

Postar um comentário