21 de novembro de 2009

O jornal impresso, no dia seguinte


Para onde vai o jornal de ontem depois que as informações contidas nele já foram substituídas pela nova edição do dia? O que fazer com aquele pedaço de papel depois que o conteúdo impresso já foi absorvido?

Muitos abordam o jornal como produto de uma vida útil muito curta. Após informar, o impresso deixa de ter valor. Sendo assim, passa a ser algo perecível no tempo.


Porém, em alguns lugares de Ponta Grossa e do mundo a realidade é outra. Mercados, mercearias, papelarias e donas de casa dão outro destino para esse produto, superando sua vida útil de 24 horas.

Nas mercearias e mercados a utilidade do jornal é impressionante! No fundo das prateleiras de frutas e verduras adivinha quem está forrando as bandejas? O jornal. Já nas papelarias o jornal é muito bem empregado! Como? Sendo suporte para enrolar cartulinas e folhas de papel sulfite. Para as donas de casa a dica é certeira e resolve alguns problemas com frutas que não estão no ponto para ser consumidas: “para amadurecer as frutas é bom enrolar no jornal".


Como pode ser visto, a adaptação de como utilizar o jornal chama a atenção. Será esse o futuro do impresso já que a tiragem dos jornais e a leitura da população é baixa? Fica aqui o destaque ao jeitinho não só ponta-grossense e nem brasileiro, mas mundial, de lidar com o impresso.

Daniel Petroski


Serviço: Jornal Foca Livre (foto) é uma produção dos aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com distribuição gratuita.

Fotos: Felipe Liedmann

Um comentário: