10 de outubro de 2009

Um teatro com fundo de moral


Já pensou acordar e encontrar um roteiro de como será o seu dia? Essa é só uma das cinco histórias da peça Aperitivos, do grupo de teatro Pausa Companhia. Com cenário móvel, iluminação simples e figurinos extravagantes, os atores encenam textos da revelação do teatro norte-americano, Mark Harvey Levine.


Cada esquete (O Aluguel, Surpresa, Aperitivos, Superhero, Roteirizado) possui duração de aproximadamente 10 minutos, sendo que todas terminam com uma lição de moral. Questões como “vença seus limites”, “acredite em você” e “basta aprender a viver” são apresentadas a partir de situações do cotidiano.


O quadro mais confuso de todo o espetáculo é o titulado Aperitivos, que conta a história de duas pessoas que acabam de se conhecer, apesar de freqüentar há tempos a mesma balada, e tomam coragem para experimentar coisas novas. É difícil compreender o desenrolar dos fatos e até mesmo o desempenho dos atores, que parecem perdidos no palco. Em contrapartida, o ponto alto do espetáculo é a última esquete: Roteirizado. Questões de como valorizar a vida foram relatadas, fugindo do senso comum, e apresentando a alternativa de que devemos viver cada dia como se fosse extraordinário, e não buscando coisas inovadoras para viver.

O fato de cada história terminar com uma lição de moral torna o espetáculo cansativo. O público dá risada durante boa parte da peça e, de repente, é interrompido por questões moralistas. A idéia de simplesmente dar um aperitivo ao público foi atingida. Contudo, a tentativa de estimular o público a consumir vorazmente os aperitivos não obteve êxito.

Gabriel Sartini

Local: Cine Teatro Ópera

Data: 07 e 08 de outubro

Entrada franca

A apresentação faz parte do circuito SESI

Crédito das Fotos: Daniel Petroski

Nenhum comentário:

Postar um comentário