23 de outubro de 2009

Um passeio incompleto por Faroeste Caboclo


Quando alguém vai assistir ao show de uma banda ‘cover’, espera ouvir maiores e melhores sucessos do grupo homenageado e, quem sabe, cantar junto. No dia 17 de outubro, o Empório recebeu pela segunda vez no ano o Legião Urbana Cover, de Curitiba. E, não há como negar, a qualidade das músicas é impressionante.


A parte instrumental é muito parecida com a feita pelo grupo brasiliense no final da década de 1980, apesar dos problemas sonoros da casa de shows, microfonia e falha nas caixas de som. A guitarra, o som da bateria e a movimentação dos músicos envolviam o público de forma a lembrar da performance que colocou a Legião Urbana como uma das lendas da música brasileira.

O destaque da banda é o vocalista Marcello Dias. Sua voz remete imediatamente ao ídolo Renato Russo, o que, a princípio, empolgou o pequeno público que compareceu ao local do show. No entanto, a semelhança era tanta, que a incorporação do ídolo acabou se tornando uma patética imitação, não só da voz, mas da personalidade.


O momento mais marcante foi na música Faroeste Caboclo. Marcello tinha deixado o palco enfurecido por problemas técnicos. O restante da banda tocava o sucesso e a platéia cantava cada verso com empolgação. Quando o vocalista voltou, errou a letra e decidiu trocar de música, gerando reclamações do público. Atitude digna do verdadeiro Renato Russo, que brincava com a platéia e era conhecido por sua personalidade contraditória. O problema é viver à sombra de um ídolo a ponto de confundir a personalidade com a dele. Renato Russo podia, Marcello Dias não.



Yana Fortuna



Serviço:

Empório Avenida – Rua Bonifácio Vilela

Dia 17 de outubro.

R$ 10,00

Horário: 23:00

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. salve! não sei se a atual banda que o acompanha é de ctba, mas o Marcelo Dias é de PG, mora lá perto do Seminário rs. E já possui uma história longa de shows pela cidade, que poderia até render entrevista qualquer hora. Senti falta apenas de informações no comentário sobre os clássicos que foram tocados, se foram visitadas canções 'menos tocadas' e tal. Mas acho interessante desenvolverem crítica do estilo, não apenas sobre bandas já consagradas.

    ResponderExcluir
  3. Oi...
    Acho que todas as críticas são pertinentes,mas prá fazer uma,antes é preciso saber o mínimo a respeito daquilo que se critica...
    Meu nome é Marcello Dias,sou pontagrossense nato e tenho minha própria personalidade,não me incomoda nenhum um pouco que falem sobre mim,pelo contrário,isso me deixa orgulhoso.
    Só peço para as pessoas que usarem meu nome, antes de qualquer coisa saibam quem eu sou...
    E prá finalizar,quero dizer aos nossos CRITICOS APRENDIZES que nós somos PONTAGROSSENSES E QUE TEMOS PERSONALIDADE PRA ESTARMOS ONDE ESTAMOS...CRÍTICA É CRESCIMENTO,MAS FAÇAM DE FORMA INTELIGENTE...

    "Gosto do jeito que sou...Quem insiste em julgar os outros,sempre tem alguma coisa prá esconder..."

    ResponderExcluir