10 de outubro de 2009

Um filme para o público “beatlemaníaco”


Vários diretores como Richard Lester, George Dunning e Michael Lindsay-Hogg tentaram representar a trajetória de um beatle, em uma época beatle, em que a população inglesa e posteriormente mundial era/é beatle. Porém, nenhuma delas foi tão melosa, e inovadora no aspecto de usar as canções do grupo para um musical, quanto ao ‘Across the Universe’.


O filme transformou as músicas da banda do John e do Paul em melodia para história de um rapaz inglês que procura emprego na América e encontra uma jovem, que perdeu o namorado na guerra. O encontro não consegue se firmar como história principal, nem pelo fato dos personagens serem ‘o casal feliz para sempre’ da trama.

O roteiro é fraco por cair na rotina americana em reproduzir ‘o amor entre mocinho e mocinha’, que têm vidas paralelas, mas se encontram durante o filme e vivem um romance, no caso, na década de 1960, embalado pelos clásiccos dos Beatles, entre eles 'Don’t let me down','Girl, 'Black bird 'e I' wanna hold your hand'.


Durante os primeiros minutos do filme, dá para perceber as muitas histórias secundárias, mas que se cruzam quando um personagem encontra com outro, ou quando vão todos morar na casa de uma cantora, por exemplo. Além disso, as músicas se encaixam com as cenas, mas mesmo assim a trama fica perdida. Sem falar nos nomes dos personagens: Jude (Jim Sturgess, bom no sotaque britânico), escolhido com certeza para combinar com a música Hey Jude.

Da diretora Julie Taymor, lançado em 2007 (EUA), ‘Across the Universe’ tenta ser um musical, no entanto o que fica na memória são apenas as obras dos Beatles. Bom para relembrar as letras das músicas, até porque a maior audiência do filme são os fãs da banda ou, no mínimo, os “curtem o som”.


Isadora Camargo


Serviço:

Across the Universe, 2007 (EUA)

Gênero: Musical

Direção: Julie Taymor

Atores: Jim Sturgess , Joe Anderson , Dana Fuchs , Martin Luther , T.V. Carpio

Duração: 02 h 11 min

Atrevídeo: Rua Gal Cândido Rondon, nº 575, Ponta Grossa- PR , Tel: 42- 32276756

Nenhum comentário:

Postar um comentário