5 de setembro de 2009

‘Violão Brasileiro’ apresenta cenários musicais

Os violonistas Salomão Habib e Fabrício Mattos interpretaram ritmos do país em ‘Violão brasileiro – o violão nas regiões Sul e Norte’, no dia três de setembro, às 20 horas. O evento atraiu um público de 35 pessoas para o Pequeno Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o qual tem lotação máxima de 60 lugares. Os músicos destacaram canções populares e eruditas significativas para a representatividade e história do violão.

Norte e Sul do país incorporaram a bossa nova tardiamente, segundo Habib. O cenário musical se concentrava na produção local: choro, valsa, modinha e marcha. Mattos e Habib apresentaram músicas de caráter regional. A ‘Valsinha do Marajó’, de Waldemar Henrique, produziu uma sonoridade praiana. ‘Soldadinho de Chumbo’, de Sebastião Tapajós, convocou a fanfarra. O ‘Romanceiro’, de Edino Krieger, abordou a Inconfidência Mineira retratada na obra de Cecília Meireles, ‘Romanceiro da Inconfidência’.
A apresentação realizou um resgate importante de obras musicais brasileiras. Habib e Mattos reforçaram a expressividade do violão nos choros, como ‘Choro da Tarde’, de Vaíco, e ‘Quem sabe chora’, de Catiá. A naturalidade e segurança de interpretação dos duos resultaram da cumplicidade e olhares trocados pelos músicos.

O repertório da apresentação constrói ambientes por meio do som. ‘Chimiscaruncho’, de Bem-Bem, é a natureza e os indígenas da Amazônia. ‘Depois da chuva’, de Tó Teixeira, mostra como o clima interfere no cotidiano dos habitantes do Norte. ‘Viola desgarrada’, de Itamar de Freitas, homenageia a viola caipira. O potencial descritivo das canções, o qual associa imagem e som, confirma a pluralidade da música brasileira.

Serviço:
Violão Brasileiro – o violão nas regiões Sul e Norte
Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais
Pequeno Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – 3º andar (Praça Santos Andrade, 1)
Ponta Grossa - PR
Horário: 20 horas
Ingresso: entrada gratuita
Músicos: Salomão Habib e Fabrício Mattos
Fotos: Giovana Celinski

Giovana Celinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário