4 de julho de 2009

Literatura com cheiro de nostalgia



Onde achar um bom livro? Nada melhor que uma biblioteca. Lá pode ser encontrado o livro “O Vôo da Pombinha” de Eno Theodoro Wanke, escritor ponta-grossense. A edição de 1964 começa com uma introdução do próprio poeta contando a magia que foi escrever o pequeno poema. E finaliza com uma história sobre a cidade, que vai de 1820 a 1964. Fala como surgiu, pessoas importantes da época e eventos significativos para Ponta Grossa. Outra coisa interessante no texto é perceber a gramática que se usava na época. Ver ‘boca’ escrita com acento circunflexo (bôca) não é muito comum hoje em dia.



O cheiro de livro velho e as páginas soltando trazem para o leitor certa nostalgia. O poeta conta que produziu o poema quando estava na 3° série do ensino fundamental e morava em Santos/SP. Diz, para sua professora, da saudade que sente de Ponta Grossa e como o vôo de uma ave ajudou a definir o local da igreja da cidade. As palavras são simples, mas é o que se espera de uma criança de nove ou dez anos.

No livro o autor comenta que o poema foi traduzido para varias línguas. O que chama atenção é que Wanke fez questão de colocar todas traduções na sua obra. Para ter uma ideia, até para o tupi-guarani foi traduzido.


Ler um livro que na época era tratado como atual e andar por Ponta Grossa hoje e perceber que as mudanças que aconteceram desde 1964 são muito significantes. E faz pensar o que as pessoas vão pensar quando lerem textos, quem sabe escritos para esse blog, daqui a 50 anos.

Juliana Cardoso

Serviços:

O Voo da Pombinha
Autor: Eno Theodoro Wanke
Edições Plaquette - 1964
Biblioteca Central da UEPG
981.62 - w247
100 páginas

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E que cheirinho nostálgico, hein?!!!! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Texto original. Primeira crítica literária que aborda o estado físico do livro. A primeira a tratar o descuido com as páginas habitadas por ácaros como um ponto positivo.
    Aliás, do que os poemas falam? Fiquei curioso.
    Gostaria de ler, mas não sei por onde começar a procura pela obra. "Lá pode ser encontrado...", em qual biblioteca?
    E ainda bem que ele era tratado como atual na época em que foi publicado.

    ResponderExcluir
  4. Como está colocado no serviço o livro pode ser encontrado na Biblioteca Central da UEPG com esse código 981.62 - w247!

    ResponderExcluir
  5. Passar pela biblioteca municipal pode render mais do q se imagina. Tenho amigos q se roem de réivinha pq como frequentador assíduo do local acabei recebendo ao longo do ano quase cem livros "de grátis".

    É o Levando pra Casa, projeto q doa os livros e revistas q a biblioteca municipal tem em excesso. Basta passar ali pela frente, e se a mesa com as doações estiver por lá, pegar o q for de seu interesse e vazar fora, sem burocracia nenhuma.

    O chato é quando encontramos livros mutilados pelo meio do caminho. É q as vezes eles caem nas garras de adolescentes inconsequentes do ensino médio q os pegam pensando em vender no sebo, e descobrindo q não podem pq está tudo devidamente carimbado, são tomados de fúria assassina e rasgam os pobres infelizes.

    Passando lá e levando um ou doze exemplares, vc pode estar prestando um favor a um pobre e inocente livrinho, bem como ao seu pobre e inocente cerébrozinho, já tão maltratado pelos artífices da indústria cultural...

    ResponderExcluir