4 de julho de 2009

Jornalismo com cara de publicidade


A revista "D'pontaponta", que circula em Ponta Grossa há 20 anos, trata basicamente de personalidades de Ponta Grossa. As entrevistas, geralmente com empresários, servem como autopromoção. Além disso, as campanhas publicitárias ocupam a maioria das páginas.



Apesar do excesso de propagandas, a revista atrai pelos textos de Miguel Sanches Neto, principalmente quando se refere ao cotidiano ponta-grossense. A editoria de cultura, "Mundo Pop", se destaca pelas recomendações de livros, filmes e discos. Ainda assim, peca pela utilização de rótulos e termos que exigem do leitor um conhecimento prévio sobre o assunto, quando poderiam estar brevemente explicados.

Na edição do mês de junho, por exemplo, ao se referir a bandas paranaenses, o responsável pela editoria apresenta expressões como “punk-glam acaipirado”, “pop ensolarado” e “hardcore pseudo-alternativo”. Além disso, quando cita movimentos como “grunge”, “novo rock inglês” e “pós-rock”, o autor não caracteriza tais estilos. Partir do princípio de que o leitor conhece tais movimentos é um equívoco no jornalismo!



Quatro páginas da revista são dedicadas à coluna social. O espaço poderia ser aproveitado com reportagens de interesse público que caracterizassem melhor os ponta-grossenses, ao invés de apresentar textos que atingem um grupo reduzido de pessoas. É o que se percebe na editoria “Só delas”, quando a jornalista sugere que comprar roupas de grife “é o máximo”. D'pontaponta é uma revista para quem gosta de futilidade e uma dose pouco generosa de cultura, informação e entretenimento.


Gisele Barão


Serviço:

D'pontaponta – Revista mensal

Tiragem: 5.000 exemplares

Distribuição gratuita.

Onde encontrar: Farmácia Fleming (Rua do Rosário), 100% Vídeo, Letras Mega Store, Panificadora Brioche, Panificadora Deguste, Sebo Cultural (Rua XV de Novembro).

Site: www.dpontaponta.com.br

Crédito Fotos: Leticia Scheifer

3 comentários:

  1. Alguém vil minia çacolinha?!!!´

    Cleverson

    ResponderExcluir
  2. Ah, vc fala assim pq t excluíram da calúnia social...

    ResponderExcluir
  3. uhauahauhauahuah!!! o pior é saber que depois que vc se formar vai acabar indo pedir emprego nesse tipo de revista!!!

    ResponderExcluir