27 de junho de 2009

Levando a rádio para dentro da Escola

“Aprendizagem teórica a partir de práticas radiofônicas”, assim se pode denominar o trabalho que o Projeto Rádio Escola realiza com alunos do Colégio Estadual Meneleu de Almeida Torres. Uma vez por semana, durante algumas horas, alunos do Ensino Fundamental e Médio são estimulados a participar de atividades no laboratório de Radiojornalismo da UEPG.


Ministrado pela professora e jornalista Zeneida Alves de Assumpção, além de ensinar um pouco da técnica jornalística, o projeto procura também auxiliar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos e incentivá-los à leitura.

A participação dos alunos do Colégio Meneleu favoreceu a criação de uma Rádio Escola dentro do próprio colégio. Esse primeiro contato com o mundo radiofônico instrui os alunos para a criação de programas que acrescentem informações aos demais colegas do Colégio, para não ser apenas mais uma Rádio Escola que apenas toca músicas e envia correios elegantes.


Entre as atividades realizadas dentro do Projeto estão o treinamento de locução, aprendizagem de edição de áudio e produção de conteúdos atrativos, que auxiliam também na melhoria da escrita e leitura. Como incentivo a permanência e participação cada vez mais significativa, o site da UEPG disponibiliza alguns links com gravações de debates, entrevistas, contos e histórias dos próprios alunos.


Vanessa Kruchelski Huk


Serviço:

“Pedagogia da comunicação, mídias e ensino: o uso delas na escola” – Projeto Rádio Escola aplicado pela professora e jornalista Zeneida Alves de Assumpção.

Dias do Projeto – Quintas feiras

Laboratório de Radiojornalismo – UEPG Campus Central

Link da Rádio Escola: http://radioweb.uepg.br/index.php?option=com_content&view=section&id=4&Itemid=15 – Histórico

http://radioweb.uepg.br/index.php?option=com_content&view=section&id=8&Itemid=20 – Programas disponíveis na web

Fotos: Arquivo Projeto Rádio Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário