23 de maio de 2009

Um telejornal (educativo) sem muita pluralidade


O ‘Jornal da Educativa’ é produzido pela TV Educativa de Ponta Grossa (TVE PG) em parceria com a emissora Paraná Educativa. O programa vai ao ar de segunda à sexta, das 19h30 às 20h, e aos sábados das 12h30 às 13h00. O jornal é exibido desde 2000, e conta com seis jornalistas que trabalham na elaboração das matérias e na apresentação do jornal.



O programa atrai por tratar apenas de temas dos Campos Gerais, o que não acontece com o Jornal da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), que abrange o Estado inteiro. Porém, o estúdio da TVE PG possui poucos recursos e conta com três cenários.

O comentário político é algo que chama a atenção, pois se diferencia dos demais jornais da região, ao expor a opinião do jornalista sobre o que ocorre no âmbito político atual. O mesmo recurso (editorial) também é utilizado por vários programas de TVs comerciais, como é o caso do ‘Jornal do Almoço’, exibido pela RBS em Santa Catarina, onde um jornalista (Luiz Carlos Prates) comenta e opina sobre a realidade catarinense. Já os comentários esportivos do ‘Jornal da Educativa’ dão ênfase principalmente ao esporte local e do Estado.



As matérias do ‘Jornal da Educativa’ retratam fatos da região dos Campos Gerais. Além de poucas fontes (informativas), algumas notícias apresentam apenas imagens e nenhuma fonte para explicar o acontecimento. Fato que não proporciona ao telespectador a pluralidade defendida no jornalismo, prejudicando a credibilidade do jornal. Nota-se também a ausência da “previsão do tempo”, recurso comum utilizado em noticiários (televisivos) diários.


Juliana Cardoso


Serviço:

TV Cultura em parceria com a Paraná Educativa

TVEducativa Ponta Grossa – Canal 58 (sem parabólica)

Segunda a sexta: 19: 30 horas

Sábado: 12:30 horas

Contato: jornalismo@tvepg.tv.br

Fone: (42) 3901 7001

(42) 3901 7002

Endereço: Rua Augusto Ribas, 722 – 84100-000

2 comentários:

  1. Só acho que as fotos poderiam ser outras, a qualidade está ruim e são praticamente iguais.
    Gostei do comparativo com o jornal catarinense.

    ResponderExcluir
  2. Realmente as fotos ficaram ruins, mas foi as que consegui tirar!

    ResponderExcluir