23 de maio de 2009

Um semanário com notícias ‘sensacionalistas’



A cidade de Telêmaco Borba conta com o jornal semanal 'Expresso Notícias', que circula também nos municípios de Imbaú, Ortigueira, Curiúva e Tibagi. O impresso, que tem a tiragem de três mil exemplares, é produzido e editado por apenas uma jornalista, Tatiana Leite.



Uma pequena parte do jornal geralmente é dedicada à cobertura de eventos religiosos na cidade, principalmente da Igreja Católica. O impresso também conta com artigos de opinião dos leitores na segunda página, notícias políticas na terceira e uma lista com as empresas assinantes do jornal na penúltima página. Toda a última página traz apenas anúncios, sem nenhuma notícia.

A maior parte das 16 páginas do jornal, porém, apresentam um caráter sensacionalista, com destaque para reportagens e matérias sobre casos de assassinato, suicídio, assaltos e prisões, sobretudo de traficantes. As fotografias que acompanham tais matérias causam tanta repulsa quanto o conteúdo nela publicado.



Em uma simples olhada nas páginas do jornal, o leitor encontra desde imagens de uma garota que cometeu suicídio enforcando-se, até um homem morto no meio da rua com um tiro na cabeça. As fotografias mostram explicitamente o corpo dos mortos, sem nenhuma censura. Mas, apesar de ser um daqueles veículos de comunicação que “se torcer sai sangue”, os anúncios enchem as páginas, revelando que o jornal é popular, pelo menos entre os anunciantes.



Nataniel Zanferrari


Serviço:

Jornal "Expresso Notícias: Diante dos Fatos"

Circulação: Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Curiúva e Tibagi

Preço: R$ 2,00

Tiragem: 3.000 exemplares

Frequência: Semanal

Av. Chanceler Horácio Laffer, 412, fundos - Centro

CEP 84261-000 - Telêmaco Borba/PR

Telefone: (42) 3273-1003

Diretora e Jornalista responsável: Tatiana Leite, MTB 5471

redacao@expressonoticias.com.br

2 comentários:

  1. essa menina não é jornalista nem aqui nem em lugar nenhum do mundo, assim como aquilo nunca será um jornal... não têm respeito nenhum pelas famílias e são facilmente manipulados... isso só faz envergonhar a nossa classe que tanto luta para fazer um jornalismo sério e com respeito e veracidade com o leitor...
    eles não querem fazer jornalismo e sim vender jornal com a desgraça alheia...

    ResponderExcluir
  2. concordo, assim com otem muito jornalista que nao quer escrever livro sério de história, mas apenas quer vender..

    ResponderExcluir