8 de maio de 2009

Palmas para um palco vazio


Depois de 30 minutos de espera pelo início do concerto da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, previsto para as 20 horas do dia seis de maio, uma salva de palmas preencheu o Grande Auditório do Cine Teatro Ópera. O público, que ocupava aproximadamente metade dos assentos, aplaudia sem motivo um palco sem ninguém. O evento da 23ª Semana da Cultura começou somente 10 minutos depois, quando chegou a Secretária de Cultura, Elizabeth Schmidt.



A Orquestra é composta por 25 músicos e um maestro. Entre os instrumentos estavam violinos, flautas, trompas e clarinetes. Cada música executada teve pelo menos um cantor convidado. O estilo da apresentação foi lírico, com quatro trechos de óperas: 'Porgi Amor', 'Dalla Sua Pace', 'Habanera' e 'Lippen Schweigen'.

O evento merece destaque por trazer gratuitamente música erudita. Outro ponto positivo foi a execução de uma música em português de um compositor austro-húngaro, Franz Léhar, familiarizando a plateia com a canção. 'A Viúva Alegre' contou com uma interpretação destacada do dueto de Luciane Quadro e Samuel Lara, que incorporaram as personagens.



Por conta do atraso, as outras atividades programadas para a ocasião foram prejudicadas. Mais da metade do público se retirou antes do fim das apresentações, que incluíam um solo de piano e o Coro Cidade de Ponta Grossa. Tanto os artistas, que estavam presentes desde as 19 horas, quanto os espectadores, mereciam mais consideração. O desfecho do espetáculo seguiu o inverso da abertura: um palco cheio, mas com poucos aplausos.


Giovana Celinski



Serviço:

23ª Semana da Cultura – Bruno e Maria Enei (de 2 a 12 de maio).

Cine Teatro Ópera (Rua XV de novembro 452/468)
Ponta Grossa - PR

Horário: 20h

Ingresso: Entrada Franca

Apresentações:

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa

Coro Cidade de Ponta Grossa

Pianista Solo: Estela Machado

Programação da Semana: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/node/6305

Crédito - Fotos: Gisele Barão

Nenhum comentário:

Postar um comentário