15 de maio de 2009

O desleixo (público) de um Parque Municipal



A Chácara Dantas, como é conhecida pela população, ou Parque Municipal Margherita Sannini Masini, localiza-se próximo ao Hospital da Criança de Ponta Grossa, cerca de 1km do centro da cidade. No início do século XX o local era explorado por uma pedreira que foi desativada e, aos poucos, possibilitou o surgimento de uma grande vegetação.



O Parque, inaugurado no final de 1999, está completamente abandonado. Os sanitários foram depredados e não há condições de uso. As trilhas estão mal cuidadas e há troncos impedindo a passagem, com lixo espalhado pelo chão e nas nascentes, além da total ausência de policiamento e preservação do local.

Um lugar com exuberante vegetação, nascentes de águas subterrâneas, lagos e uma rica fauna, em um meio urbano, deveria ser um ótimo local de lazer, exercícios e educação ambiental. Mas o sentimento é de frustração pelo abandono e de receio, devido à inexistência de segurança pública.



O visitante que, hoje, chega ao local fica com algumas dúvidas sobre os motivos e justificativas que levam ao descaso público com a manutenção de um importante patrimônio (ambiental e cultural) ponta-grossense. Iniciativas de revitalização do Parque com certeza são muito bem-vindas e beneficiariam toda a população, promovendo mais lazer e educação, como projetos de integração das escolas com o parque ambiental, por exemplo.


Camila Engelbrecht


Serviços:

Localização do Parque: Final da Rua Nicolau Pierkarski Vila Estrela

Telefone do Parque: (42) 3901-1581

Horário de visitação: diariamente das 8h às 18h

Fotos: Camila Montagner

2 comentários:

  1. Gostei da matéria, bem direta e simples. As fotos também ficaram boas. Mesmo no estado de abandono descrito, fiquei com vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. O lugar é ótimo.

    Mas ermo. Sempre foi.


    Acredito que seja um dos grandes lugares de Ponta Grossa. Nem parece ser daqui. Tinha potencial para muitas coisas.

    Mas, é de "difícil acesso". Infelizmente a cultura pontagrossense não tem o estímulo de ir em parques. 'Malemal' o pessoal senta numa praça para conversar, quem dirá se deslocar até esse parque.

    Quando ele era "vivo", eu por diversas vezes visitei. Raramente cruzava com alguém. Essa solidão dava até certo medo. Era comum ver gente se drogando por lá.

    Agora assim.... é culpa só da prefeitura esse descaso com o local? Adianta preservar um lugar que ninguém visita? Adianta transformar aquilo num lugar bonito para pessoas se drogarem?

    Não adianta. O descaso maior nem é do governo. É da própria população. Ela matou o parque.

    ResponderExcluir