1 de maio de 2009

Focas novatas



O 'Foca Livre' é o jornal laboratório dos alunos do 2° ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A publicação é mensal durante o período de aulas. O periódico é destinado aos estudantes da Universidade e cobre assuntos relacionados a eles.


Este ano, o 'Foca', como é conhecido, inovou ao adotar o novo acordo ortográfico, mas houve alguns deslizes. Todas as palavras que foram alteradas foram marcadas com asteriscos, porém deixou-se de explicar no final de cada página o que significava. Outros erros de edição também foram graves: dois textos tiveram seus finais cortados. A diagramação também teve problemas. Alinhamentos diferentes e os Box, que ficaram muito escuros (o que dificultou a leitura).
As fotos também pecaram. A maioria estava em resolução ruim. Algumas ficaram distorcidas, outras contradiziam a matéria. As legendas também não ajudaram: ao invés de complementar a matéria, diziam o óbvio.
Mas o grande problema foi a editoria 'Especial', que nesta edição tratava da desmobilização estudantil. A matéria que poderia render muito ficou apenas na especulação. Os textos deveriam estar em sincronia, um complementando o outro, mas se contradiziam.


A primeira edição do Foca de 2009 teve diversos erros que devem ser corrigidos com a experiência das próximas edições.


Maria Fernanda Lievore



Serviço:
Foca Livre – Jornal laboratório dos alunos do 2°Ano de Jornalismo da UEPG - Ano 17, n°128 - Abril de 2009
Professores responsáveis: Marcelo Bronosky e Cíntia Xavier
Distribuição Gratuita
E-mail: focalivre2009@yahoo.com
Fotos: Maria Fernanda Lievore

3 comentários:

  1. O que é a revolta na vida das pessoas né dona Maria Fernanda? O que é um texto não publicado no Foca não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. O Foca Livre ficou ruim mesmo, por mais que as matérias de estudantes tão esforçados não entrem, as que entraram não acrescentaram muita coisa. A reunião de pauta foi um fiasco, a apuração teve momentos "chapa branca", a edição teve problemas de comunicação e um pepino nas mãos, pois várias matérias estavam ruins, tanto nos textos quanto nas fotos. Diagramação foi outro problema sério do nosso periódico compulsório. O próprio Marcelo saiu com uma raiva imensa daquela reunião que discutia nossos problemas, então não me eximindo de todos os erros, pelo contrário, dou todo apoio ao texto do pessoal do "Entre linhas".

    ResponderExcluir