12 de abril de 2009

Um (jornal) diário gratuito nos Campos gerais



O jornal ‘Página Um’ circula diariamente, desde 2005, de forma gratuita nos municípios de Castro, Ponta Grossa, Carambeí, Arapoti, Piraí do Sul e Sengés. O impresso é resultado de um projeto experimental da primeira turma (1989) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.



Porém, a tiragem de apenas cinco mil exemplares diários, é insuficiente para atingir tantas cidades, dentre elas Ponta Grossa, onde fica a sede de distribuição, e que tem em média 300 mil habitantes. O jornal é importante na região por informar de forma competente e gratuita, sem visar concorrer com os demais periódicos.

Para se manter, além das arrecadações com publicidade e venda de exemplares, o ‘Página Um’ é veículo de comunicação oficial das prefeituras de Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Castro e Arapoti, publicando editais e atos oficiais do poder executivo dessas cidades.



O jornal existe há 20 anos e difere no que diz respeito aos textos jornalísticos em geral, que apresentam um padrão de títulos sem artigos e verbos de ligação, presentes no diário castrense. A redação é formada por 15 funcionários, dentre os quais dois diagramadores, um fotógrafo, cinco jornalistas (graduados), além de Sandro Carrilho, que é dono, diretor e editor chefe do jornal.


Cintia Amaro



Serviço:

Jornal 'Página Um'

Circulação diária gratuita desde 19/01/2005

Venda exclusiva na Redação: R$1,00 todos os dias, exceto no sábado ( R$1,50)

Redação e Administração: Praça Manoel Ribas, nº 120 - Castro – PR

Telefone: (0**42) 3232-5148



Nota: Por questões ténicas a editoria "Entre Linhas" sofreu um pequeno atraso essa semana. Pedimos desculpas aos leitores do blog.

Equipe Crítica de Ponta


4 comentários:

  1. O texto foi mais descritivo do que crítico. E em dois momentos eu me perdi. Primeiro quando fala que o jornal circula diariamente desde 2005. Fico subentendido que o jornal surgiu nessa época, e não há 20 anos como é dito mais pra frente.

    Também me perdi na hora que fala que o jornal sobrevive de vendas de exemplares, sendo que o texto fala que o jornal é gratuito. Só fui entender no final, lendo o Serviço.

    ResponderExcluir
  2. CORREÇÕES:
    O jornal não circula apenas nas cidades descritas, mas também na região.
    Sobre a venda de exemplares, faltou um "exclusivamente na redação" do texto original.
    Antes de 2005 a circulação do jornal não era diária.

    ResponderExcluir
  3. Como faz para ter o jornal de forma gratuita?
    Onde de fato circula( quais os pontos)?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que para ter um jornal de circulação gratuito é preciso 'força de vontade' dos que trabalham nele e apoio para sustentar o veículod e forma que atenda as cidades em que circulará o jornal. Quanto às cidades que circulam o Página Um, são elas: Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa, Piraí do Sul, Telêmaco Borba e Tibagi.
    Observação: 1- Créditos das fotos -http://www.paginaum.com/news.php

    ResponderExcluir