24 de abril de 2009

Um jeito atípico de fazer jornalismo





O programa televisivo ‘JB Urgente’, apresentado por João Barbiero, exibe reportagens que vão desde denúncias policiais até eventos culturais de Ponta Grossa e região. Com uma linha próxima ao que faz o apresentador José Luiz Datena, da Rede Bandeirantes, Barbiero traz ao programa críticas aos problemas da região dos Campos Gerais, juntamente com momentos cômicos e bem-humorados em conversas que mantém ao vivo com a equipe de produção. A maneira de interagir com a equipe pode colocar em dúvida o caráter de jornalismo sério que, algumas vezes, o JB tenta transparecer.



Algo que marca o ‘JB Urgente’ e o torna acessível é a linguagem bastante coloquial do apresentador. Nota-se que o programa é realmente direcionado ao “povão”. A linguagem de Barbiero na televisão é semelhante à utilizada por radialistas das mais diversas regiões do País. Inclusive, o programa também é transmitido pela rádio Difusora AM, de Ponta Grossa.

O apresentador parece não se importar em ler as notícias que transmite e, em boa parte do programa, tenta manter uma relação de conversa amigável com o telespectador, principalmente na leitura de e-mails que recebe. Atividade essa que ocupa a maior parte do programa.



Os exageros e as piadas de Barbiero deixam o jornalismo em segundo plano em diversos momentos do ‘JB Urgente’. Tal característica o torna mais um programa de entretenimento do que informativo. Porém, João Barbiero se destaca nos momentos de crítica (ou acusação), o que aparentemente o transforma em ajudante do povo e um mediador entre o poder público e a população da região dos Campos Gerais, embora o próprio apresentador seja membro da atual gestão municipal de Ponta Grossa.



Felipe Liedmann

Serviço:

TV Educativa – Canal 58

Dias: Quartas e Quintas

Horário: 21h

TV Vila Velha – Canal 16 (Cabo)
Dias: Sextas e Sábados
Horário: 21h

Apresentação: João Barbiero
Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. Infeliz seu comentário sobre os dados repassados pela regional de saúde, pelos números que voce mesmo repassou durante o programa, de 4 mortes em 5000 partos durante o ano, temos um número absurdo de mortes de mães, que estatisticamente falando se da 80 mortes em 100.000 partos, que é o número utilizado para parametro mundial, qualquer pessoa que entenda um pouco de estatista vai saber que são são 100.000 partos no ano, isso é so para ter parametro para analise, já que estamos comparando com dados mundiais,
    a saúde na cidade de ponta grossa esta muito ruim, e deve ter maior atenção de nossas autoridades, é um absurdo esse número, de 4 mortes no ano, que provavelmente poderiam ser evitadas.
    Espero não ouvir mais distorçoes de números da sua parte.

    um grande abraço

    Ronaldo Gomes
    Administrador

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena assistir por falar dos problemas da cidade e, ao mesmo tempo, render muitas risadas.

    Ferg (SCRAPG)

    ResponderExcluir