3 de abril de 2009

‘Tela’ mostrou Hellen Keller


O projeto Tela Alternativa exibiu o filme ‘O milagre de Anne Sullivan’ no dia 31/03. A história retratada mostra o desafio de Anne Sullivan em educar Hellen Keller, que, devido a uma doença, nos primeiros meses de vida ficou cega, surda, e, consequentemente, muda.

O longa é um drama-biográfico baseado na vida real das personagens principais, no qual o diretor realiza uma análise comportamental. O fato de Hellen Keller ter superado os obstáculos impostos pela deficiência e se tornado escritora, filósofa e conferencista não é abordado no filme.



Em 1902, Hellen lançou-se como escritora com a autobiografia ‘A História da Minha Vida’, na qual o roteirista William Gibson inspirou-se para a realização de uma peça teatral, que mais tarde viraria roteiro do filme de Arthur Penn.

As cenas de ‘O milagre de Anne Sullivan’ transmitem ao espectador o cansaço de Anne e Hellen. Sullivan tenta disciplinar Hellen. Já Keller tem dificuldade em se adaptar à Anne.




A trama, apesar de antiga (1962), aborda questões universais do comportamento humano, o que confere ao filme certa atemporalidade. O momento em que Hellen compreende o significado das palavras e as liga aos objetos pode ser expresso por uma frase de sua própria autoria: “As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente”.

Isadora Camargo

Serviços

O filme foi exibido no dia 31/03/2009, às 19:30h

O projeto Tela Alternativa exibe filmes não comerciais, toda terça-feira, no Cine Teatro Ópera. O teatro localiza-se na região central de Ponta Grossa, na Rua XV de Novembro, n° 458

Coordenador do projeto Tela Alternativa: Antônio João Teixeira

Créditos da foto do Cine Teatro Ópera: Cintia Amaro

4 comentários:

  1. Acho que poderiam citar os próximos filmes do Tela na parte do Serviço. Só uma dica ;)

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh não colocou a foto em que eu fazia (y)

    ResponderExcluir
  3. Parabens ao grupo, as informacoes complemetares enriqueceram o texto!

    ResponderExcluir
  4. Crédito da foto do filme:
    http://www.imdb.com/media/rm1216583680/tt0056241
    acessado em :02/04/2009

    Próximos filmes do 'Tela Alternativa' (mês de abril):
    07/04 - O garoto selvagem (1970, 83 min.) – François Truffaut
    Em 1798, um garoto foi encontrado vivendo nas florestas do sul da França. Estava nu, sujo e não sabia falar. Esse garoto-animal foi protegido pelo Dr. Jean Itard, que começou a ensinar-lhe comportamento social. Truffaut e o garoto que interpreta Viktor transformam a história num dueto de afeição paternal e lamento por um paraíso perdido. (David Fear, Time Out New York)

    14/04 – Ser e ter (2002, 107 min.) – Nicolas Philibert
    Este filme maravilhoso do aclamado documentarista francês Philibert mapeia meio ano na vida de Georges Lopez e as crianças que ele ensina numa pequena escola de uma única turma em Auvergne. Com Jojo e as crianças menores, vemos mentes se desenvolver numa velocidade surpreendente; com os mais velhos Julien e Olivier, um pitada de ética começa a existir, enquanto a tímida Natalie lembra quão doloroso pode ser o começo da sensibilidade adolescente. É um estudo espirituoso, altamente comovente, sobre a dedicação, inteligência e bondade que deixam sua marca. Você provavelmente não verá um filme tão belo em muito tempo. (GA, Time Out Guide)

    ResponderExcluir