27 de março de 2009

Pontos Críticos


O que define se um livro, uma música, um filme ou um jornal são bons ou ruins? Difícil lidar com as imprecisões do “muito” e do “pouco”, somadas a idéias pessoais e vagas, que estão presentes em todos os textos do blog.
Algumas falhas devem ser citadas pontualmente, pois comprometem o entendimento do texto. Um exemplo é o uso de estrangeirismo sem prestar esclarecimentos ao leitor sobre o seu significado. É o caso do texto “Uma peça com velhas novidades...” de ‘Humor e Sexo’.
Há, também, o problema da generalização, como ocorre no texto “Falta noticiário noturno em rádio pontagrossense”, que aponta os problemas de uma rádio de PG, como se os mesmos ocorressem em todas as outras rádios locais. Ou ainda a fuga da generalização, como no trecho “atraente para alguns jovens”, em “Penetras bons de lábia”, em que o termo ‘alguns’ necessita ser especificado. Esse texto também descaracteriza a noção de crítica a partir da escolha de parte do programa, e não o serviço como um todo.
O texto “Cine Arte reaviva lembranças da ditadura militar” direciona a crítica à realidade brasileira, e não ao filme, apenas o descreve. Também a editoria ‘Outros Giros’ se prende a descrição do local visitado.
No texto “Invasão Poética”, a informação principal é contraditória, afirmando que a falta de público foi efeito da pouca divulgação do projeto, mas se procuradas, as informações sobre o evento estavam disponíveis.
Em ‘Diários de PG’ falta clareza ao caracterizar os periódicos como unilaterais, e coerência ao dizer que ‘O leitor, portanto, se não tiver por pressuposto, fica com a possibilidade de tentar entender’.
Precisamos observar e ler mais, afinal todos nós estamos em processo de aprendizagem. Nessa edição falta experiência, revisão e um olhar crítico dos próprios textos que não tiveram uma produção final condizente com as boas idéias dos assuntos criticados.

Camila Montagner

5 comentários:

  1. Nota-se que este texto não passou pela edição!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Ombudsman também pode/deve ser criticado. Se não passou pela edição, avante para melhorá-lo!
    Começando pela palavra "ideia" sem acento!

    ResponderExcluir
  4. Isa,
    acho q o "ideia" sem acento está de acordo com as novas regras ortográficas, não?

    ResponderExcluir