No mês de março, quando o blog estava em fase de preparação, a idéia que rondava a cabeça dos alunos era a de que não teríamos assuntos para falar em todas as edições. Contudo, essa preocupação vem sendo deixada de lado com o passar do tempo. A maior parte dos textos dessa semana apresentou temas que muitas vezes passam despercebidos aos olhares menos críticos do cenário cultural da região.
A seção ‘Livro Aberto’ dessa semana traz um texto muito bem conduzido e que apresenta um projeto pouco divulgado pela mídia. É um exemplo de como falar sobre literatura de maneira crítica e sem cair na monotonia. Na parte sobre música, temos um tema original, mas a repetição de palavras é um ponto negativo. O “Cobertura rural caracteriza Estado Paranaense” chama atenção por retratar um programa que foge dos formatos tradicionais. Contudo, essa análise não atende a proposta do blog de cobrir apenas os Campos Gerais. A autora cita que o programa faz “a maior cobertura rural do Paraná”, mas não apresenta a fonte desse dado. Deve-se apontar também para o título informativo, que deve ser evitado, conforme foi discutido anteriormente.
No texto sobre o ‘Tela Alternativa’, a palavra de ordem é repetição, tanto de palavras (por exemplo, “projeto” e “roteiro”), quanto de tema, já muito abordado pela mídia impressa local. Contudo, o autor acertou na análise bem aprofundada e no rico vocabulário. Na seção ‘Entre Linhas’ o texto faz comentários relevantes. O que faltou falar foi que alguns dos apontamentos foram levantados na sala de aula do curso de Jornalismo, pelos próprios professores que coordenam o projeto. No texto “No ar 24 horas de programação paulista, parte dois”, como o próprio título sugere, a abordagem é a mesma de outras edições. Outros assuntos sobre rádio poderiam ser discutidos. Para finalizar, o principal problema dessa edição foi a parte ‘Outros Giros’. Os dados são interessantes, mas a idéia da sessão é outra. Caso o texto abordasse como os jogos atraem pessoas de outras cidades paranaenses, tendo como conseqüência o fortalecimento do turismo, a pauta seria uma das melhores dessa semana.
Daniel Petroski